Respostas
Em primeiro lugar, existem as soluções insaturadas, que são soluções homogêneas em que ainda é possível adicionar mais soluto ao solvente.
Em segundo lugar, existem as soluções saturadas, em que não é mais possível adicionar soluto sem criar um corpo de fundo.
Em último lugar, temos as soluções supersaturadas, em que há mais soluto que a solubilidade permite, mas não há corpo de fundo, graças a alguma alteração de temperatura e/ou pressão.
Exemplo: a solubilidade do cloreto de sódio (NaCl), o sal de cozinha, em água é de 35,9g/100mL, quando a 25ºC, e
Se adicionarmos 20g de NaCl em 100mL de água a 25ºC, teremos uma solução insaturada, uma vez que o limite que podemos ter, a essa temperatura, é 35,9g.
Se adicionarmos 35,9g de NaCl em 100mL de água a 25ºC, teremos uma solução saturada, uma vez que essa quantidade representa o limite que podemos adicionar a essa temperatura
Se adicionarmos 36g de NaCl em 100mL de água a 50ºC, teremos uma solução supersaturada, uma vez que temos mais soluto dissolvido do que a solubilidade permite. Entretanto, como a temperatura aumentou, foi possível que adicionássemos mais soluto que o permitido. Mas atenção: qualquer perturbação mínima nesse sistema pode fazer com que o excesso de soluto precipite e se deposite como corpo de fundo no recipiente.
OBS: se adicionarmos mais soluto que a solubilidade permite e não alterarmos a temperatura nem a pressão, teremos a dissolução da quantidade de soluto permitido e o depósito do restante no fundo do recipiente como forma de corpo de fundo do sistema.