(FGV-SP) De todo o potencial hidrelétrico brasileiro (258 mil MW de potência), 30% já foram aproveitados. O maior potencial disponível está na bacia Amazônica (100 mil MW), do qual menos de 1% foi aproveitado. A exploração de boa parte do potencial da bacia tem como fator restritivo: *
A) A presença de unidades de conservação e de terras indígenas em vários pontos da bacia hidrográfica.
B) O baixo desenvolvimento econômico e a fraca integração regional, que desestimulam grandes investimentos.
C) O relevo formado por baixos planaltos geologicamente instáveis que dificultam a construção de barragens.
D) A grande variação do volume de águas nos leitos dos principais rios durante os meses de primavera-verão.
E) A pouca profundidade dos leitos fluviais, o que impede a instalação de turbinas e demais equipamentos.
Respostas
Resposta:
LETRA B
Explicação:
A exploração hídrica da Bacia Amazônica tem como restrição a presença das unidades de conservação e terras indígenas. Os volumes de água dessa bacia variam pouco, visto que o regime de chuvas é grande na região. Muitos rios apresentam grande profundidade, e o relevo é formado por várias planícies.
A solução dessa questão é a letra A.
A questão aborda sobre o motivo da restrição do potencial hidrelétrico na Bacia Amazônica, no qual é a maior bacia hidrográfica do mundo, em que possui um grande potencial hídrico para geração de energia elétrica.
Por estar localizada em uma área de grande biodiversidade, em que há diversificada fauna e flora, é uma região importante para o equilíbrio ambiental do mundo, em que a região da Bacia Amazônica abriga a maior floresta equatorial e tropical do mundo ( Floresta Amazônica).
Com isso, os impactos ambientais causados por grandes construções como as usinas hidrelétricas, restringe a implementação de mais projetos na geração de energia, uma vez que as usinas ocupam grandes áreas, alterando o ecossistema da região construída, em que possui diversos pontos de conservação e comunidades índigenas.
Para mais informações, acesse:
https://brainly.com.br/tarefa/10757751