Respostas
Resposta:
O Imperativo hipotético representa a necessidade prática de uma ação possível como meio de alcançar qualquer coisa que se quer ou que se queira. O imperativo categórico é aquele que representa uma ação como objetivamente necessária por si mesma, sem relação com qualquer outro objetivo.
Resposta:
O imperativo hipotético é condicional, na medida em que subordina o imperativo a um determinado fim, e só tem valor se – e somente se – procuramos atingir esse fim em particular. Por isso, o imperativo hipotético é apenas um meio para se atingir esse fim.
Imperativo categórico é uma decisão moral pautada pela razão e não por nossas inclinações, já que encerra o fim em si mesmo, é categórico porque diz "não faça x" e nunca "não faça x se teu fim é F". Por isto, não está vinculado a nenhuma particularidade, incluindo a identidade da pessoa, devendo ser aplicável a qualquer ser racional. Esta é a razão pela qual o imperativo categórico, em suas primeiras formulações, foi chamado "princípio da universabilidade".
Explicação: