• Matéria: Biologia
  • Autor: fidelislaura1
  • Perguntado 7 anos atrás

Alguém me ajuda com essa questão explicando as respostas, por favor ​

Anexos:

Respostas

respondido por: barrosluca97
1

a) Na ausência dos ratos,  faltaria alimento para os seus predadores diretos: cachorros-do-mato e corujas e a população dessas espécies poderia diminuir (pela falta do alimento principal, pela competição entre eles ou porque migrariam em busca de alimento). Essa diminuição populacional também afetaria a alimentação de gaviões e onças.

b) A ausência das serpentes afetaria a alimentação dos gaviões. Além disso, seria um tipo de predador a menos para os ratos e preás, que poderiam se reproduzir mais. O excesso populacional dos ratos e preás aumentaria o consumo do capim, interferindo na alimentação dos gafanhotos. Haveria uma competição maior entre essas espécies pelo alimento.

c) A ausência das onças poderia levar a um aumento populacional nos cachorros do mato e preás. Os gaviões poderiam ser temporariamente beneficiados com a maior oferta de alimento e se reproduzirem mais. Com o tempo, porém, haveria um desequilíbrio nas populações de serpentes, lagartos, corujas e ratos devido ao maior número de gaviões.

d) A ausência do capim reduziria a oferta de fotossíntese (e alimento) para todos os consumidores primários (C1: gafanhotos, preás e ratos), aumentando a competição entre eles e diminuindo a oferta de alimentos para os consumidores secundários (C2: lagartos, serpentes, cachorros-do-mato, corujas) que também iriam competir entre si e diminuir a oferta de alimento para os  consumidores terciários (C3: gaviões e onças).

Espero ter ajudado.

Perguntas similares