Buscando expressar critérios raciais de diferença entre os grupos humanos e, em certa medida, uma justificativa para o processo de colonização e extermínio das populações nativas da América, os europeus criaram dois modelos de explicação do comportamento da população indígena, as noções de "bom selvagem" e "mau selvagem". Considere as implicações presentes em tais aspectos e indique a resposta correta:
a)
Não existia diferença entre "bom selvagem" e "mau selvagem", pois ambos refletiam características reais da população indígena. O termo selvagem não mostra um juízo de valor, fazendo referência apenas ao ambiente em que viviam, a selva.
b)
A diferença existente entre os indivíduos correspondia, exclusivamente, à religião, pois os nativos considerados "maus selvagens" eram aqueles que negavam os preceitos religiosos presentes no cristianismo, como o batismo, a salvação pela fé e a crença em um messias.
c)
Os "maus selvagens" foram os indígenas que adotaram os costumes dos europeus, como roupas ocidentais e religião de base cristã, auxiliando na colonização europeia. Devido a essa atitude, foram considerados como traidores por outras tribos, dando origem ao nome "mau selvagem".
d)
Os "bons selvagens" foram os indígenas que se mantiveram fiéis aos costumes nativos, mantendo a sua tradição e enfrentando os invasores europeus. Por essa razão, o indivíduo que se manteve fiel à sua tradição foi considerado um "bom selvagem".
e)
Foi uma definição criada pelos europeus para explicar o posicionamento dos indígenas em relação aos colonizadores europeus, em que o "bom selvagem" seria aquele que contribuiu com a colonização, aceitando a cultura exterior, e o "mau selvagem" aquele que manteve a sua prática tradicional, virando inimigo.
Respostas
Resposta:
E
Explicação:
Foi um modelo criado pelos europeus para definir os indígenas em relação ao seu comportamento frente à colonização. Aqueles que aceitaram as imposições europeias, como língua, religião, roupas e modo de viver, foram considerados como "bons selvagens", no entanto, os que negavam a colonização e se mantiveram fiéis às suas tradições e práticas culturais foram vistos como "maus selvagens".
Acerca das definições "bom selvagem" e "mau selvagem" estipuladas pelos europeus para definir os indígenas, é possível entender que o primeiro grupo contribuía com a colonização e assimilava a cultura europeia, enquanto o segundo grupo demonstrava rebeldia. Alternativa E.
Bons selvagens e maus selvagens da história nacional
Os portugueses desejavam facilitar o empreendimento colonial por meio da contribuição indígena, no entanto, não era o que geralmente acontecia em meio à sua inserção nas tribos, visto que se tratava de um choque entre duas culturas, ao passo que grande parte dos indígenas desejava manter sua cultura intacta.
Como forma de premiação para os que se rendiam sem maiores problemas, os lusitanos davam o título de "bom selvagem", revelando seu bom comportamento, já os que se impunham e demonstravam negação, eram, além de combatidos, classificados como "maus selvagens".
Aprenda mais sobre a vida dos indígenas no período colonial brasileiro: brainly.com.br/tarefa/611743
#SPJ2