A dona de casa deve encher os latões de ferro e a caixa d’água rapidamente para não desperdiçar água. Depois, a água é estocada e usada para beber, para fazer comida, lavar louça, tomar banho – e expor a família ao risco de pegar dengue. É isso mesmo: na casa de todas as famílias dos dois conjuntos, a água parada nos baldes – sem qualquer proteção para evitar que seja contaminada – transforma-se em piscina para o Aedes aegypti, que já infectou dezessete pessoas da comunidade desde janeiro.
(C) (E) A dengue caracteriza-se pelo aparecimento de febres altas e fortes dores no corpo, podendo causar a morte.
(C) (E) O simples contato do Aedes aegypti com a água parada torna-a contaminada e, portanto, potencial transmissora da dengue.
(C) (E) Para “evitar que seja contaminada” pelo Aedes aegypti a água estocada nos recipientes referidos no texto, é suficiente fervê-la antes da estocagem.
(C) (E) O homem é hospedeiro intermediário do Aedes aegypti.
(C) (E) Por acometer somente o organismo humano, o agente etiológico da dengue é considerado específico.
Considere o mapa
http://www.mdp.nagasaki-u.ac.jp/tecd_prj/en/images/program/background/img_01.gif
2. Acerca do mapa apresentado, é possível afirmar que o agente etiológico da dengue é adaptado em regiões do globo terrestre com clima tropical, mas já foram confirmados muitos casos da referida virose em países de clima frio, na maior parte do ano. Como explicar isso? Explique também a importância do clima quente para o desenvolvimento do mosquito pernilongo da espécie Aedes aegypti.
3. O macaco-de-cheiro-comum (Saimiri sciureus), também chamado boca-preta, jurupari e jurupixuna, é uma espécie de pequeno macaco diurno, medindo cerca de 30 cm de comprimento, natural da região amazônica. Tais macacos possuem as partes superiores cinza-oliváceas, com o alto da cabeça negro ou cinza, focinho negro e região ao redor dos olhos branca.
O gênero Saimiri é de grande importância por apresentar, em seu organismo, espécies de vírus causadores de doenças que podem levar o acometido a óbito. Com isso, o referido gênero é caracterizado como um reservatório natural. (...)
(C) (E) Por se encontrar no organismo de espécies de macacos do gênero aimiri, o vírus da dengue constitui-se de receptores de membrana capazes de reconhecer alguns tipos de células do primata supracitado.
(C) (E) Os machos e as fêmeas hematófagos do mosquito vetor da dengue adquirem o agente etiológico dessa virose alimentando-se do sangue de macacos do gênero Saimiri, podendo, assim, transmiti-lo para outros mamíferos.
(C) (E) Os reservatórios do vírus da dengue são os hospedeiros definitivos, enquanto os vetores, os hospedeiros intermediários.
(C) (E) De acordo com o texto, o macaco-de-cheiro-comum vive em regiões próximas à linha do equador.
(C) (E) Mesmo não obedecendo as diretrizes da Teoria Celular, o vírus da dengue, por ser de RNA, pode “evoluir”, modificar-se e, assim, passar a ser capaz de infectar outros tipos de mamímeferos
Respostas
respondido por:
59
Resposta:
1a 2r d
Explicação:
1 O mosquito Aedes aegypti utiliza a água parada para colocar seus ovos, os quais originam mosquitos que podem tornar-se vetores da doença. Uma maneira de prevenir-se da Dengue é cobrindo os recipientes e evitando a água parada. O Aedes aegypti é um vetor da doença, e o homem não é seu hospedeiro.
2r O animal em questão é o Aedes aegypti, portanto, o “palpite” correto é inseto. Todos os insetos possuem 3 pares de patas.
beijo e um abraço espero q ajude
respondido por:
7
Resposta:
1) a
2)O animal em questão é o Aedes aegypti, portanto, o “palpite” correto é inseto. Todos os insetos possuem 3 pares de patas.
3) d
Explicação:
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás