(UERJ – 2012.1) Os líderes dos países que integram os Brics – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul – encerraram seu terceiro encontro com um comunicado que pedem conjunta e explicitamente, pela primeira vez, mudanças no Conselho de Segurança das Nações Unidas. O texto defende reformas na ONU para aumentar a representatividade na instituição, além de alterações no Fundo Monetário Internacional e no Banco Mundial. Para os líderes dos Brics, a reforma da ONU é essencial, pois não é mais possível manter as formas institucionais erguidas logo após a Segunda Guerra Mundial. Adaptado de O Globo, 15/04/2011. Uma das principais mudanças no contexto internacional contemporâneo que se relaciona com as reformas propostas pelos BRIC’S está indicada em: A) afirmação da multipolaridade B) proliferação de armas atômicas C) hegemonia econômica dos E.U.A. D) diversificação dos fluxos de capitais E) retomada da bipolaridade
Respostas
Resposta:
Alternativa A
Explicação:
A criação da ONU em 1945 aconteceu após a Segunda Guerra Mundial e assinalou um contexto histórico que demarcaria o início da polarização entre EUA e URSS. O argumento dos países dos Brics é que, desde então, muitas alterações aconteceram nas ordens econômicas e políticas internacionais, em sinal claro da atual condição de multipolaridade a qual perpassa as relações internacionais.
Portanto, a alternativa correta é a letra A.
Resposta: Alternativa correta letra A - afirmação da multipolaridade
Explicação:
A partir da fragmentação da União Soviética, novos atores emergiram no cenário mundial. Os BRICs são países emergentes com grande potencial de crescimento (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). Ao acabar com a bipolaridade anterior, criaram uma multipolaridade (por isso o gabarito é a “A”). Não há uma simples hegemonia dos EUA, mas sim diversos atores capazes e importantes na geopolítica mundial.