A Base Nacional Comum Curricular é um documento que objetiva definir a progressão das aprendizagens essenciais para o desenvolvimento dos estudantes ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. A partir do exposto, faça uma resenha crítica acerca das competências apresentadas no documento para a Educação Infantil (p. 35 - p. 55) e também para o Ensino Fundamental (1° ao 5° - p. 193 - p. 204).
A resenha crítica deve conter a seguinte estrutura:
* Título do texto
* Nome do estudante
* Introdução
Apresentação do texto e do objeto que se está sendo analisado. Pode ser acrescentada também a importância da temática.
* Desenvolvimento Apresentação dos elementos principais conteúdo/ competências da Arte na BNCC (Educação Infantil e Ensino Fundamental/ Anos iniciais).
* Conclusão Apresentar sua opinião acerca do que foi apresentado sobre a Arte na BNCC. OBS: A formatação do texto deve seguir as normas da ABNT. OBS²: A resenha deve possuir de 2 a 3 páginas.
Respostas
Resposta:
A Educação infantil nem sempre teve os conceitos que tem nos dias atuais, de ser obrigatória e englobar os aspectos de: educar, cuidar e brincar, sendo que estes são intrínsecos e para efetivação da mesma, devem desenvolver as atividades em conjunto.
Além disso, o lúdico, as brincadeiras, as interações e a socialização são algumas das competências da Educação Infantil que estão elencadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Sendo assim, a Educação Infantil respeita as formas de expressão das crianças, pois é uma forma delas se comunicarem e expressarem suas ideias, vivências e maneiras de compreender o mundo.
No Ensino Fundamental o aluno já traz uma bagagem dos seus primeiros aprendizados da Educação Infantil, onde no Ensino Fundamental estes conhecimentos aparecerão de forma mais consolidada, gerando assim um maior entendimento. Tanto da parte dos alunos, quanto da parte dos professores haverão mudanças, visto que os docentes terão que ter uma nova didática para desenvolver as atividades da nova etapa, que é o Ensino Fundamental.
Com isso, os alunos no Ensino Fundamental já conseguem compreender as noções de autonomia, de espaço, quantidade, sabem o momento de argumentar e também de escutar a opinião dos colegas e dos professores, tendo a arte um papel fundamental nessa fase.
A arte na escola através das manifestações culturais possibilita a construção e melhora do ensino-aprendizagem, visto que dia após dia vem acontecendo uma evolução positiva, pois não se reduz mais somente a imagens, pinturas e quando acontece isso tem uma reflexão acerca das atividades desenvolvidas.
As manifestações artísticas presentes no Ensino Fundamental englobam: a dança, o teatro, as artes visuais e possibilitam didaticamente através de saraus, peças teatrais, feiras culturais permitindo não só a presença, mas a permanência da arte na escola positivamente gerando aprendizados.
Na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), é perceptível e notória a presença da arte na escola como uma maneira também de transformar vidas, tendo a arte várias dimensões, como por exemplo: Indo desde a criação que é a representação das ideias, atitudes , é uma demonstração artística, até a reflexão que o motivo pelo qual está criando ou tendo a manifestação artística.
A partir das considerações feitas, percebe-se que embora ainda haja grandes desafios pela frente no que diz respeito pela arte principalmente, inúmeras evoluções vêm tornando possível o ensino da arte possível na escola.
Para além de um desafio e das lacunas ainda vigentes no sistema de ensino, foi também possível entender a relevância da Base Nacional e as competências estabelecidas tanto na Educação Infantil, quanto no Ensino Fundamental.
Explicação: