Na Antiguidade e Idade Média, o rápido aumento no número de cidades com o aumento populacional, ocasionado pelo êxodo rural, fez com que as construções, dentro dos limites das muralhas que as circundavam, ficassem muito próximas umas às outras. Essa situação levou muitas cidades a sucumbiram ao caos ambiental que desencadearam o caos e o colapso social. Diante do exposto, cite e explique qual medida de infraestrutura diretamente ligada à saúde pública se fez ausente no planejamento das cidades desse período.
Respostas
Resposta: - Falta de saneamento básico.
- Não manutenção dos avanços nas condições sanitárias da cidade com a queda do Império Romano no Ocidente.
- Sistemas de canais e escoamento sem conservação.
- Detritos humanos eram despejados nas estreitas ruas, contaminando todo o ambiente, sendo altos os registros de doenças de veiculação hídrica.
Explicação:
A falta de saneamento básico era ausente no planejamento das cidades entre a Antiguidade e Idade Média.
Em tal período era comum que as famílias construíssem fossas sépticas em suas casas para recolher seus dejetos, ou ainda, os menos afortunados, arrumassem maneiras de os descartar longe de suas residências.
A água também era retirada dos rios e armazenada em baldes nas residências para se beber e utilizar nos afazeres domésticos, um perigo, pois os rios também recebiam dejetos e não eram tratados.
Falta de saneamento básico aliado a falta de higiene, causava a proliferação de várias doenças, dentre elas, a Peste Negra foi a mais expressiva, tendo matado milhões de europeus no período.
Aprenda mais: https://brainly.com.br/tarefa/29459452
Bons estudos!