• Matéria: Filosofia
  • Autor: ivonemarchetipdq6h5
  • Perguntado 6 anos atrás

(Unimontes 2015) As preocupações intelectuais de Auguste Comte (1798-1857) decorrem, principalmente, da herança do Iluminismo e da Revolução Francesa. Inspirado no método de investigação das ciências da natureza, procurava identificar os princípios da vida social assim como outros cientistas explicavam a vida natural. Além de cunhar o nome da nova ciência de Sociologia, foi dele a primeira tentativa de definir-lhe o objeto, seus métodos e problemas fundamentais, bem como a primeira tentativa de determinar-lhe a posição no conjunto das ciências. Considerando as reflexões e definições de Auguste Comte sobre a natureza da Sociologia, analise as afirmativas a seguir: I. Definiu a lei dos três estados, na qual o conhecimento está sujeito, em sua evolução, a passar por três estados diferentes: o teológico, o metafísico e o positivo. II. Propôs classificação das ciências, que tratam do pensamento sobre cada domínio do universo e da sociedade, pela ordem, matemática/astronomia, física, química, biologia e sociologia. III. Defendeu que a observação cuidadosa dos fatos empíricos e o teste sistemático de teorias sociológicas tornam-se modos dominantes para se acumular conhecimento metafísico. IV. Preocupou-se em definir a Sociologia como ciência da humanidade, capaz de desvendar as leis da organização humana, cujo conhecimento deveria ter utilidade prática a fim de melhorar a vida das pessoas. Estão CORRETAS as afirmativas

Respostas

respondido por: 777Gabriel777
58

Resposta:

I,II e IV, apenas

respondido por: AnthonioJorge
32

Segundo veremos, analisando a filosofia de Auguste Comte, estão corretas as alternativas I, II e IV apenas.

Auguste Comte (1798-1857) Com ele, a sociologia teria a mesma função que atribuída às outras ciências a partir de Francis Bacon: dominar os fenômenos de que tratam em proveito do homem. Comte acreditava piamente que a sociologia levaria a humanidade a um progresso sólido, capaz de abandonar a organização fundada na filosofia e na teologia da Antiguidade.

Por isso, chamava a sociologia de "física social" (à semelhança da inspiradora física newtoniana), justamente porque a busca inicial da sociologia era por leis rigorosas e necessárias, como ocorre na física de Newton. Ordem social e progresso social eram os nortes da sociologia fundada por Comte. Sua obra mais famosa é o Curso de filosofia positiva (1830-1842)

Afirmação I: Para ele, tanto no individuo quanto na espécie humana o conhecimento passa por três estados teóricos diferentes: teológico (fictício), metafísico (abstrato) e positivo (científico). Essa é a base da filosofia positiva.

Afirmação II: Comte pretende que a ordem das ciências por ele proposta seja simultaneamente ordem lógica, história e pedagógica – nesse ultimo sentido, seria a ordem que o ensino nas escolas deveria tomar. As ciências finais, mais complexas, pressupõe as menos complexas – e nenhuma ciência se reduz à outra.

  • Matemática-astronomia --- Física-química --- Biologia-sociologia

Afirmação IV: Comte é fundador da ciência da sociedade, que chamou primeiro de física social e depois de sociologia. Comte tenta levar o estudo da humanidade coletiva ao estado positivo, isto é, transformá-lo em ciência positiva.

Para saber mais: https://brainly.com.br/tarefa/26414819

Anexos:
Perguntas similares