1.Margarida, 43 anos, parda, feminina, casada, professora, residente em Belo Horizonte. Usava esporadicamente uma associação de Diazepam com escopolamina (por motivos de estresse relacionado ao isolamento social em decorrência do COVID 19). Na madrugada do dia 10/04, ela acordou com intensa dor ocular acompanhada de vermelhidão e borramento da visão. No OS foi diagnosticado glaucoma agudo congestivo. Foi indicado instilação na conjuntiva ocular de fisostigmina 1% associado ao nitrato de pilocarpina 4%, a cada 10 minutos. Além disso a paciente foi orientada a procurar o serviço de oftalmologia para acompanhamento do quadro clínico.
RESPONDA O QUE SE PEDE:
A- Explique a relação entre o quadro clínico apresentado pela paciente e os medicamentos que a mesma fazia uso.
B- Justifique, através da explicação do mecanismo de ação, o motivo da associação de fisostigmina com a pilocarpina.
C- Cite os efeitos colaterais da escopolamina e as principais indicações.
Respostas
Resposta:
A- Explique a relação entre o quadro clínico apresentado pela paciente e os medicamentos que a mesma fazia uso.
A paciente Margarida provavelmente já tinha pré-disposição a ter o Glaucoma Aguda, e com o uso do Diazepam que é um medicamento que está indicado para alívio sintomático da ansiedade, tensão e outras queixas somáticas como o caso da Margarida a ansiedade por isolamento do COVID 19, tem efeito relaxante, pode ter causado um relaxamento preexistente, aumentando a pressão intraocular. Já Escopolamina pode intensificar a ação anticolinérgica no caso do Diazepam . Ele intensifica a ação anticolinérgica, intensificando assim o uso do Diazepam e causando a doença ocular na paciente a cima
B- Justifique, através da explicação do mecanismo de ação, o motivo da associação de fisostigmina com a pilocarpina.
No caso da paciente Margarida foi associado porque a pilocarpina é um agente parassimpatomimético colinérgica. Produz a contração do músculo esfíncter da íris e do músculo ciliar (quando administrada por via tópica nos olhos) por principalmente estimulando receptores muscarínicos e a Fisostigmina inibe a acetilcolinesterase, a enzima responsável pela degradação da acetilcolina. Ao interferir com o metabolismo da acetilcolina, a Fisostigmina estimula indiretamente ambos os receptores nicotínicos e muscarínicos, devido ao consequente aumento da acetilcolina disponível nas sinapses.
C- Cite os efeitos colaterais da escopolamina e as principais indicações.
Podem ocorrer efeitos colaterais anticolinérgicos, incluindo sensação de secura da boca, disidrose, taquicardia e, potencialmente, retenção urinária; em geral, estes efeitos são leves, desaparecendo espontaneamente. Muito raramente foram relatadas reações de hipersensibilidade, particularmente reações cutâneas.
Observaram-se casos isolados de anafilaxia com episódio de dispneia e choque.
Escopolamina é indicado para espasmos do trato gastrintestinal, espasmos e discinesias das vias biliares, espasmos do trato geniturinário.
02. Determinado fármaco foi utilizado para o tratamento da hipertensão essencial, porém apesar de melhorar os níveis de pressão o paciente passou a apresentar alguns efeitos colaterais. Cite os principais efeitos colaterais dos antagonistas de receptores adrenérgico alfa 1 e alfa 2.
Os efeitos dos antagonistas de receptores adrenérgicos Alfa 1 são: Vasoconstrição, aumento da resistência periférica, aumento da pressão arterial, midríase, estimulo da contração do esfíncter superior da bexiga, secreção salivar, glicogenólise hepática, relaxamento do músculo liso gastrintestinal.
Os Alfa 2 são: Inibição da liberação de neurotransmissores, incluindo a noradrenalina, inibição da liberação da insulina, agregação plaquetária, contração do músculoliso vascular.
Explicação: