Respostas
Resposta:
O reino plantae é o reino das plantas. As plantas seres eucariontes e pluricelulares, assim sendo, são semelhantes aos animais. A diferença é que as plantas são capazes de realizar fotossíntese, pois são seres autótrofos.
Criptógamas e Fanerógamas
Podemos dividir as plantas em dois grandes grupos: as Criptógamas e Fanerógamas. Mas quais é a diferenças entre criptógamas e fanerógamas?
Criptógamas
São as plantas que não possuem flores. Nesse grupo temos as briófitas e pteridóftas. São os vegetais mais simples e também os mais dependentes de água.
Fanerógamas
São as plantas que realizam a sua reprodução sexuada através de flores. Flores nada mais são que os órgãos sexuais das plantas. No caso, das gimnospermas e angiospermas.
Briófitas
As briófitas são plantas sem vasos especializados para o transporte de seiva. Elas ocorrem geralmente em ambientes úmidos e abrigados da luz direta. São exemplos de briófitas os musgos e as hepáticas.
Assim como todas as plantas, as briófitas possuem alternância de gerações em seu ciclo de vida. Em uma geração, há produção de gametas (geração ga- metofítica) e, em outra geração, há produção de esporos (geração esporofítica).
Os gametas são células destinadas à reprodução sexuada. Um gameta masculino une-se a um feminino no processo da fecundação, dando origem ao zigoto, a partir do qual se desenvolve um novo indivíduo.
Os esporos são células reprodutivas especiais e cada um dá origem a um novo indivíduo.
Na geração gametofítica, os indivíduos são chamados gametófitos; na geração esporofítica, os indivíduos são chamados esporófitos.
Explicação: