Respostas
Resposta:
O último rei da Coroa de Aragão foi Fernando II de Aragão, que reinou de 1479 a 1516. Mediante seu casamento com Isabel de Castela, unificou os reinos de Aragão e Castela em forma de confederação, no que se passou a chamar Monarquia Espanhola.
Explicação:
Castela e Aragão
Isabel nasceu em 22 de abril de 1451. Fernando, em 10 de março de 1452. Na época, ainda não existia um país chamado Espanha. O território espanhol era dividido em vários reinos. O pai de Isabel era rei de Castela, localizado na região central. O pai de Fernando era rei de Aragão, no nordeste da Espanha atual. Em 1469, Fernando e Isabel se casaram.
Rei de Castela e Aragão nascido na localidade aragonesa de Sos, conhecido como o Católico e casado com Isabel I, a Católica, que unificou os reinos espanhóis de Castela e Aragão e deu início à expansão imperial da nação hispânica. Filho de João II de Aragão e de Joana Enríquez, foi nomeado herdeiro do trono (1461) e foi designado rei da Sicília (1468). Casou-se com a princesa Isabel (1469), proclamada rainha de Castela com a morte de Henrique IV (1474), e com quem teve os filhos Isabel, João, Joana, Catarina e Maria. Assumiu o trono com a morte do pai (1479), após uma prolongada guerra civil (1474-1479) no reino de Castela, instituindo assim a união dinástica de Aragão e Castela, base institucional da Espanha moderna.