Respostas
Resposta:
A reação termidoriana foi um golpe de Estado durante a Revolução Francesa, resultando em um regime termidoriano caracterizado pela eliminação violenta de seus adversários percebidos.
Explicação:
A reação termidoriana foi um golpe de Estado dentro da Revolução Francesa contra os líderes do Clube Jacobino que dominaram o Comitê de Salvação Pública. Foi desencadeada por uma votação da Convenção Nacional para executar Maximilien Robespierre, Louis Antoine de Saint-Just e vários outros líderes do governo revolucionário.
Com Robespierre o único homem forte remanescente da Revolução, sua aparente total compreensão do poder tornou-se cada vez mais ilusória. Além da reação generalizada ao Reino do Terror, o rígido controle pessoal de Robespierre dos militares, a desconfiança de poder e bancos militares e a oposição a indivíduos supostamente corruptos no governo o tornaram objeto de várias conspirações.
As conspirações se reuniram no Termidor 9 (27 de julho) quando membros dos órgãos nacionais do governo revolucionário prenderam Robespierre e os líderes do governo da cidade de Paris. Nem todos os grupos conspiratórios eram ideologicamente motivados.
O principal impulsionador dos eventos foi uma conspiração montagnard, que foi gradualmente se aglutinando e aconteceu quando os montagnards finalmente convenceram os deputados da direita para o lado deles. No final, o próprio Robespierre uniu seus inimigos quando fez um discurso na Convenção em que ele se manifestava contra inimigos e conspirações, alguns dentro dos poderosos comitês. Como ele não dava os nomes dos “traidores”, todos na Convenção tinham motivos para temer serem os alvos.
O regime termidoriano que se seguiu se mostrou impopular, enfrentando muitas rebeliões após a execução de Robespierre e seus aliados. As pessoas que estavam envolvidas com Robespierre se tornaram o alvo, incluindo muitos membros do clube jacobino, seus apoiadores e indivíduos suspeitos de serem revolucionários do passado. Além disso, os sans culottes foram violentamente reprimidos pelo Muscadin, um grupo de combatentes de rua organizado pelo novo governo. O massacre desses grupos ficou conhecido como o Terror Branco.
Enquanto isso, os exércitos franceses invadiram a Holanda e estabeleceram a República Batava, ocuparam a margem esquerda do Reno e forçaram a Espanha, a Prússia e vários estados alemães a pedir paz, aumentando o prestígio do Nacional, o que aliviou alguns dos elementos democráticos da Constituição de 1793 e do regime termidoriano terminaram.