Respostas
Resposta:
Desinfecção é a eliminação ou remoção de todos os microorganismos na forma vegetativa, independente de serem patogênicos, presentes em artigos e superfícies inanimadas.
Já a antissepsia é o processo que visa reduzir ou inibir o crescimento de microrganismos na pele ou nas mucosas. Os produtos usados para fazer a antissepsia são chamados de antissépticos.
Esterilização de materiais é a total eliminação da vida microbiológica destes materiais. É diferente de limpeza e diferente de assepsia. Como exemplo, uma tesoura cirúrgica pode ser lavada, e ela estará apenas limpa.
A sanitização consiste em um trabalho de combate a vírus, fungos, bactérias e ácaros, trazendo uma maior qualidade do ar na sua residência, eliminando assim esses inimigos invisíveis da sua respiração.
O significado de assepsia é “ausência de germes, entre eles bactérias, vírus e outros microrganismos que podem causar doenças”. É claro que é impossível manter um ambiente como uma sala de operação totalmente livre de germes, absolutamente estéril, por isso, a ideia da assepsia é prevenir a infecção reduzindo esses microrganismos a uma quantidade insuficiente para causar alguma complicação.
Resposta:
Desinfecção: Desinfecção é a eliminação ou remoção de todos os microorganismos na forma vegetativa, independente de serem patogênicos, presentes em artigos e superfícies inanimadas. Eventualmente ocorre remoção de esporulados, mas não é possível quantificar
Antissepsia: Utilizada em locais onde há a presença de microrganismos indesejados (bactérias, vírus e outros agentes patológicos).
Neste caso, a antissepsia é feita através do uso de substâncias químicas, como microbicidas, por exemplo, que visam eliminar ou diminuir a proliferação das bactérias (ou demais microrganismos indesejados), seja num organismo vivo ou num ambiente.
Assepsia: A assepsia consiste num conjunto de métodos e processos de higienização de determinado ambiente, com a finalidade de evitar a contaminação do mesmo por agentes infecciosos e patológicos
***Ambos os processos – assepsia e antissepsia – são comuns em locais onde as presenças desses microrganismos devem ser totalmente evitadas, como laboratórios e hospitais, por exemplo***
Esterilização: Esterilização é o processo de destruir todas as formas de vida microbianas que possam contaminar materiais e objetos, como vírus, bactérias, fungos e outros, por meio da utilização de agentes químicos ou físicos.
Este processo torna a reprodução destes organismos incapaz de se realizar, causando então a chamada morte microbiana.
A intenção da esterilização é que a probabilidade de sobrevivência do agente que pode contaminar um organismo seja menor que 1:1.000.000, podendo considerar aquele objeto estéril.
Sanitização: a sanitização é um conjunto de procedimentos higiênico-sanitários visando garantir a obtenção de superfícies, equipamentos e ambientes com características adequadas de limpeza e baixa carga microbiana residual, evitando a recontaminação de ambientes produtos e superfícies.