Respostas
Resposta:
Vale lembrar que este fenômeno sempre existiu, mas se intensificou após a Revolução Industrial do século XVIII, quando as cidades europeias passaram a receber cada vez mais camponeses. Por sua vez, nos países subdesenvolvidos, onde o processo de industrialização é mais recente e acelerado, o fenômeno do êxodo rural acaba sendo mais acentuado.
Explicação:
Já no Brasil o êxodo rural no país começou com a produção de açúcar, que fazia a população se deslocar entre as propriedades e regiões mais produtivas. Mais tarde, durante o século XVIII, a mineração começou a atrair um grande número de camponeses para a região das minas.
Já no século XIX, com o ciclo do café, os agricultores se mudaram para a região sul e região sudeste e, ainda no final desse mesmo século o fluxo de camponeses era em direção a Amazônia por causa da borracha.
Entretanto, a partir de 1930, a industrialização brasileira começou a se intensificar e as cidades passam a crescer em ritmo ainda mais acelerado, atraindo os trabalhadores do campo. Esse processo acelerou-se ainda mais na década de 1950 e vem se estabilizando nos dias atuais, uma vez que mais de 85% da população brasileira passou a viver nas cidades.