1) Qual tem sido a ação cotidiana das pessoas em relação à prática filosófica? Forneça exemplos que o ajude a elaborar a resposta.
2) Como proceder o ato de filosofar sobre o cotidiano em geral e sobre o cotidiano escolar? Cite exemplos de perguntas que podem ser elaboradas a estas duas instâncias.
3) É possível tornar-se um educador/professor sem alguma compreensão valorativa da educação? O direcionamento valorativo da prática docente constitui-se em uma prática filosófica?
Respostas
1 - A ação cotidiana das pessoas em relação à prática filosófica é o questionamento, o que faz que as pessoas duvidem e questionem as informações que chegam até ela, de forma a descobrir a verdade.
Dentre um exemplo que retrate essa questão pode-se citar as informações de diversos assuntos que cheguem pela mídia, o que faz que um pessoa mais culta tenha a necessidade de comprovar a veracidade da informação.
Sendo o primeiro passo o questionamento, que leva a investigação a fim de se chegar a conclusão se algo é ou não verdadeiro.
2 - O ato de filosofar sobre o cotidiano e ambiente escolar se dá quando as pessoas fazem uso da razão para explicar os fatos que acontecem nesses ambientes.
Dentre perguntas que podem ser elaboradas a essas duas instâncias, pode-se citar:
- Por que as pessoas são condicionadas a realizar ações por influência de outras pessoas?
- Por que as diferenças sociais ficam em evidência nas escolas?
3 -Sim, é possível tornar-se um educador/professor sem alguma compreensão valorativa da educação.
Sim, o direcionamento valorativo da prática docente constitui-se em uma prática filosófica, pois visa o aperfeiçoamento das nossas capacidades cognitivas e argumentativas.
Bons estudos!