A escravidão marcou profundamente as relações inter-raciais no tecido social do Brasil e dos Estados Unidos. Sobre as relações inter-raciais na atualidade, é correto afirmar:
A) No Brasil, os negros sofrem segregação e restrições legais formalizadas na limitação da escolha de moradias e do acesso a locais públicos.
B) Nos Estados Unidos, existe uma harmoniosa convivência entre negros e brancos nos diversos espaços públicos.
C) Os conceitos e categorias elaborados para analisar e descrever as relações sociais entre negros e brancos devem ser os mesmos para os dois países.
D) No Brasil a tese da “democracia racial” está consolidada, sendo que o preconceito e a discriminação racial restringem-se ao passado colonial.
E) As diferenças entre negros e brancos, que estruturam a sociedade brasileira, são alimentadas pelas desigualdades de classes e pelos preconceitos raciais.
Respostas
respondido por:
4
Resposta:
Alternativa correta: Letra E
Explicação:
respondido por:
2
As diferenças raciais são estruturais no Brasil e são alimentadas pela desigualdade de classe e também pelo preconceito (alternativa correta E).
O racismo estrutural no Brasil
Graças à herança da escravidão no Brasil, o país possui uma estrutura de racismo internalizada no inconsciente coletivo. Por isso é tão difícil identificar práticas racistas veladas e combatê-las. A desigualdade social, que possui razões históricas para tanto, atinge mais pessoas negras, perpetuando sua condição econômica na sociedade.
Leia mais sobre racismo estrutural em:
https://brainly.com.br/tarefa/22792593
Anexos:
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás