• Matéria: História
  • Autor: jacksonjailtonsc
  • Perguntado 7 anos atrás

Qual é a melhor ideologia para nossa sociedade, e porque??

Respostas

respondido por: giulianomaiellaro
3

Resposta:

Teoria de Platão, que defende o filósofo-rei, um único governante e pensador.

Explicação:

O país democrático surgiu na antiga Grécia, pelos filósofos de Sócrates, que destaco, Platão e Aristóteles.

Platão defendia que somos predestinados a exercermos determinadas tarefas, em seu livro A República, p.ex., se gostamos de estudar, estamos propensos a utilizarmos esta ferramenta como forma profissional de viver a vida e manter erigida a sociedade. Dividiu 3 classes sociais: magistrados (juízes), guerreiros (militares) e comerciantes. Não seria bom se um comerciante virasse guerreiro, pois suas características mostram a maior eficiência com vendas; também serve às outras duas classes. Platão, em meio a isto, defendeu que um único governador e pensador, seria capaz de controlar a sociedade e viver pela democracia, sabendo ouvir pontos a melhorar e agir sempre da melhor forma, com a sabedoria que sempre teve.

Outra ideologia, também muito bem aceita, é a de Aristóteles que, em suas obras, destacou a importância da democracia oferecendo oportunidade aos opostos, p.ex., basicamente diz-se que, se um Governo atual defende ideias conservadoras, o próximo poderia ser um defensor de ideias liberalistas, nos dias de hoje, se temos o chefe de Estado capitalista, poderíamos ter, no próximo pleito de sufrágio, um chefe de Estado comunista.

Este modelo não é bem aceito aos muçulmanos que, em meio ao contexto histórico, sempre provaram com resultados de que dar oportunidade às políticas contrárias à cultura local, inferiria piores resultados e decadência da sociedade, porém, hoje, isto é visto como extremismo e muito condenado, devido à crueldade de suas consequências por uma decisão errada, mas isto sempre aconteceu nos impérios.

O que difere uma sociedade à outra é a forma de dirimir problemas e continuar a ordem pública. Cada filósofo defende um sistema de governo eficaz, porém, na prática, de acordo com as mudanças, quaisquer que sejam os âmbitos, mostra ojeriza, aversão, pavor ao que está no poder e, com tamanha perda de tempo em buscar soluções aos problemas, discute-se tanto, passa-se horas justificando um descontentamento e abruptamente dissolve a energia potencializada em ajudar o sistema atual.

Outrossim, toda crise econômica ou política tende a modificar radicalmente o Governo, este é um sintoma da democracia. Não existe sistema de governo adequado, apenas um sistema de governo que adeque mais pessoas a pensarem iguais ou ajudarem o país a desenvolver-se.

Perguntas similares