1- A peste negra, que dizimou cerca de um terço da população europeia, as revoltas camponesas ocasionadas pelo precário equilíbrio da produção agrícola e a Guerra dos Cem Anos, entre França e Inglaterra, foram responsáveis:
a) pela formação da sociedade feudo-clerical.
b) pela crise do mercantilismo econômico.
c) pelo fortalecimento da nobreza em detrimento do poder real.
d) pela aceleração da crise do absolutismo.
e) pela crise do feudalismo e consolidação do poder real.
2- A pandemia conhecida como Peste Negra assolou a população europeia no século XIV e, junto com a grande revolta camponesa que ocorrera nesta mesma época, compôs o cenário da chamada Crise do Século XIV. Sobre a Peste Negra é INCORRETO afirmar que:
a) O agente biológico causador da peste era o bacilo Yersinia pestis, que foi transmitido inicialmente aos humanos por ratos e pulgas.
b) A Peste causou enorme mortandade na Europa, dizimando 1/3 da população europeia.
c) As causas da Peste não foram explicadas do ponto de vista biológico, na época, porque o conhecimento científico ainda não havia se desenvolvido com precisão.
d) A Peste era chamada de “Negra” por ter se disseminado na Europa através da grande migração de negros africanos durante o século XIV para o território europeu.
e) A culpa pela disseminação da Peste foi atribuída aos judeus.
3-A dissolução do Feudalismo foi apressada, no final da Idade Média, por uma sucessão de acontecimentos que geraram a chamada “crise do séc. XIV”.
Entre esses acontecimentos é correto citar:
a) Epidemias, como a Peste Negra, originadas principalmente da falta de estrutura das cidades para suportar o aumento populacional e enfrentar o problema da fome.
b) Grande Fome, manifestada neste século, devido ao grande número de pragas que destruíram as plantações.
c) Guerra dos Cem Anos, envolvendo, de um lado, França e Espanha e, do outro, Inglaterra e Portugal, e que gerou inúmeras mortes.
d) Revolta dos Camponeses; estes, sem ter o que comer, abandonaram os campos e causaram muitas mortes nas cidades.
e) Epidemias, como a Peste Bubônica, que matou cerca de 2/3 de toda a população da Europa.
4-Descreva como se iniciou o vírus da Peste Negra no continente Europeu:
___________________________________________________________________
5- Durante o século XIV, a sociedade europeia lidou com os impactos da intitulada Peste Negra, sendo INCORRETO afirmar que:
a) a fome e as péssimas condições de higiene contribuíram para o avanço de epidemias e doenças na Europa, dentre elas a proliferação da Peste Negra.
b) as pulgas de roedores, que disseminavam a doença, levaram pobres e ricos à morte, causando desespero, fuga e isolamento no intuito de evitar o contágio.
c) a chamada Peste Negra dizimou mais de um terço da população urbana europeia. Muitas cidades desapareceram completamente, caracterizando a peste como uma epidemia urbana.
d) Giovanni Bocaccio, ao vivenciar esse período, destacou em sua obra “Decameron”, o terror da epidemia em Florença e o questionamento dos preceitos religiosos.
e) a indagação sobre a razão da doença apontava, para alguns, o castigo divino como possível causa da epidemia, levando muitas pessoas a se autoflagelarem e promover retiros de oração.
Respostas
Resposta:
Atividade 1 resposta letra E
Atividade 2 resposta letra D
Atividade 3 resposta letra E
Atividade 4 resposta: Os historiadores acreditam que a doença surgiu em algum lugar da Ásia Central e foi levada por genoveses para o continente europeu.
Atividade 5 resposta letra C
A alternativa que melhor responde a questão 01 é:
e) pela crise do feudalismo e consolidação do poder real.
A peste negra gerou uma crise produtiva das terras agrícolas do feudo, pois grande parte da mão de obra rural utilizada em tais terras morreu decorrente da peste negra. Com a diminuição da produção agrícola ocorreu a escassez de alimentos prejudicando a força militar nas guerras ocorridas e o enfraquecimento do poder do senhor feudal em suas terras, pois seu poder decorria do domínio em torno da quantidade de alimentos e de seu exército.
A guerra do Cem anos, por ter sido um conflito militar de longa extensão prejudicou a quantidade da força militar dos senhores feudais, enfraquecendo seu poder e permitindo a ascensão da figura real.
Para saber mais, acesse em:
https://brainly.com.br/tarefa/35456890
A alternativa que melhor responde a questão 01 é:
d) A Peste era chamada de “Negra” por ter se disseminado na Europa através da grande migração de negros africanos durante o século XIV para o território europeu.
A denominação peste negra foi assim criada devido a ocorrência de enormes feridas e bolhas negras em torno do corpo daqueles que adoeciam de peste negra. A cor negra das feridas que inclusive também aparecia internamente no corpo dos falecidos assustou vários "especialistas do período".
A alternativa está incorreta, porquanto nesse período não há o registro de nenhuma considerável migração de negros africanos para o continente europeu, logo a justificativa para o nome da epidemia não faz sentido.
Para saber mais, acesse em:
https://brainly.com.br/tarefa/37391813
A alternativa que melhor responde a questão 03 é:
a) Epidemias, como a Peste Negra, originadas principalmente da falta de estrutura das cidades para suportar o aumento populacional e enfrentar o problema da fome.
A crise do século XIV decorre do enfraquecimento do poder feudal nos feudos. A ocorrência da guerra de cem anos que foi um longo conflito militar exigindo um alto custo econômico e humano para a permanência do conflito e a ocorrência da peste negra, doença que se espalhou em grandes proporções sobretudo às péssimas condições de saneamento afetaram a produção de alimentos afetando ainda mais as condições de saúde da população europeia.
Até então a população europeia apresentava um crescimento demográfico considerável o que diretamente influenciou no crescimento desordenado dos núcleos urbanos sem as mínimas condições de salubridade e sendo focos de grande contaminação de doenças, entre eles da peste negra.
Para saber mais, acesse em:
https://brainly.com.br/tarefa/22139124
Questão 04
A peste negra decorre da bactéria Yersinia pestis, tal bactéria estava presente em pulgas, insetos presentes em ratos. Acredita-se que essa bactéria surgiu na região da Ásia e foi trazida para a Europa pelo comércio marítimo de embarcações mercantis de especiarias, provavelmente nessas embarcações haviam ratos que estavam com as pulgas contaminadas.
As cidades desordenadas, com péssimas condições de saneamento básico e sem nenhuma estrutura salubre contribuíram para a disseminação dos ratos que possuíam tal pulga. A falta de práticas de higiene por parte da população colaboraram para que a peste negra se torna-se uma doença incontrolável.
Para saber mais, acesse em:
https://brainly.com.br/tarefa/2507015
A alternativa que melhor responde a questão 05 é:
c) a chamada Peste Negra dizimou mais de um terço da população urbana europeia. Muitas cidades desapareceram completamente, caracterizando a peste como uma epidemia urbana.
A peste negra foi uma doença cuja disseminação foi extremamente grande e dizimou tanto populações urbanas como rurais. A gravidade de tal enfermidade foi tão grande que causou quedas demográficas tanto em regiões urbanas como rurais, colaborando para a crise produtiva agrícola e diminuição de alimentos.
Logo, a resposta está incorreta, pois a epidemia da peste negra não pode ser considerada uma epidemia urbana. A sua disseminação atingiu extensas regiões rurais dizimando inúmeras populações agrárias, causando incluso a crise no sistema feudal existente até então. Cuja base produtiva era a mão de obra agrária.
Para saber mais, acesse em:
https://brainly.com.br/tarefa/2507015