Respostas
Resposta:
Desculpa o texto extenso Rsrrs espero te ajudado
Explicação:
Holandês nascido na cidade de Amersvoot em sete de março de 1872, Piet Mondrian consolidou-se como um dos artistas mais importantes do período Modernista no início do século XX. Seu verdadeiro nome era Pieter Cornelis Mondrian, filho de um diretor de uma escola e criado conforme os costumes Calvinistas, Mondrian seguiu a carreira artística mesmo contrariado pelo pai.
Em 1892 a 1894 estudou artes finas em Amsterdã. Suas primeiras pinturas eram constituídas de paisagens serenas com cores escuras. Aos poucos, estas paisagens começaram a ganhar cores vivas, influência do pintor, também holandês, Jan Toorop. No início do século XX, encantou-se por obras e técnicas de Pontilhismo, Fovismo e Cubismo que vão influenciar seu estilo para o resto da vida. Nesse mesmo período rompeu com o Calvinismo e abraçou a Teosofia.
Auto-retrato de Piet Mondrian, aprox. 1900. Fonte: Wikimedia Commons
Sua aproximação com a Teosofia e seu encontro com o Cubismo foram o ponto crucial da sua carreira, pois abandonou as formas naturais, dedicando-se ao estudo das formas abstratas. A Teosofia como crença mística que envolve religião, filosofia e ciência inerentes a culturas e religiões variadas, era popular entre os pintores abstratos.
Em 1912, Mondrian mudou-se para Paris em plena Primeira Guerra Mundial, e em 1917 juntamente com o amigo Theo Van Doesburg formaram um grupo de artistas e publicaram a revista De Stijl (O Estilo). Foi nessa revista que o artista tornou popular sua teoria sobre as formas artística que mais tarde chamou de Neoplasticismo.
Fortemente influenciado pelas crenças Teosófilas, Mondrian defendia a ideia de que a arte não poderia se limitar a reproduzir a natureza mas expressar uma experiência transcendental e a pureza de harmonia. Ou seja, para Mondrian a arte deveria ter formas e cores puras em oposição as linhas orgânicas da natureza, assim como é possível observar no quadro “Composição em vermelho, preto, azul e amarelo” de 1928.
Suas pinturas geométricas abstratas não tinham centro, Mondrian defendia que as margens da obra são tão importantes quanto o centro. Suas pinturas representam linhas pretas horizontais e verticais em fundo branco, as quais formavam quadrados e retângulos onde acrescentava, geralmente, cores primarias. Essas linhas retas verticais e horizontais sugeriam, conforme Mondrian, a calma e a forma surgida de duas forças opostas. Ligadas a formas simples e cores puras, o artista desejava que sua arte exprimisse as leis objetivas do universo.
Resposta:
Eu acho q é neoplasticismo
Explicação: