• Matéria: Pedagogia
  • Autor: vassaonilson
  • Perguntado 7 anos atrás

De acordo com os conceitos estudados com Emilia ferreiro, Ana Teberosky e Magda Soares, explique qual a diferença entre alfabetização e letramento e qual melhor forma de trabalhar o conhecimento da leitura e da escrita com a criança.


vassaonilson: Alfabetização é o processo de aprendizado da leitura e da escrita. Letramento é o desenvolvimento do uso competente da leitura e escrita nas práticas sociais. De acordo com Magda Soares, professora e pesquisadora da educação, a diferença está no domínio que o sujeito tem sobre a leitura e escrita.
vassaonilson: O sujeito alfabetizado sabe ler e escrever, porém pode estar pouco habituado a usar essas habilidades no seu cotidiano. Já o indivíduo letrado, possui domínio da leitura e da escrita nas mais diversas situações e práticas sociais.
vassaonilson: Será tá certo

Respostas

respondido por: mjavo
6

Resposta:

Alfabetização conforme Magda Soares, é um processo dentro do letramento, é a ação de ensinar/aprender a ler e a escrever. Segundo ela, o conceito de alfabetização é restrito, refere-se apenas ao aprender/ensinar a ler e escrever.  

Afirma que letramento e Alfabetização apesar de ter conceitos diferentes, são dois processos que devem ser trabalhados juntos, para se obter mais sucesso na formação dos alunos.

Para a autora supracitada, o letramento está relacionado à compreensão de leitura e escrita como práticas sociais, privilegiando a prática da língua portuguesa no nosso cotidiano. Já a Alfabetização está relacionada às regras gramaticais ou da relação da escrita como código, sendo necessário decifrar.

O sujeito alfabetizado sabe codificar e decodificar o sistema de escrita, o sujeito letrado é capaz de dominar a língua, nos mais distintos contextos.

Estar alfabetizado é muito mais do que pegar um texto e só ler, é saber interpretar o que se lê. Ser alfabetizado é compreender, é entender o que esta lendo e saber escrever um texto que tenha sentido.

A alfabetização é um processo que acontece no decorrer da nossa vida quanto mais estudamos, mais nos tornamos informados adquirindo capacidade de nos expressar e de compreender as transformações em nossa volta.  

Emília Ferreiro coloca que não precisa usar outro termo (no caso letramento) para designar algo que já deveria estar dentro do processo de alfabetização.

Explicação:

Perguntas similares