O processo de absorção de um fármaco “requer que ocorra a entrada de moléculas do fármaco no compartimento vascular. Ou seja, essas moléculas precisam atravessar as barreiras biológicas. Quanto mais facilmente essas moléculas atravessam as barreiras, melhor a droga será absorvida. Uma das vias pelas quais as moléculas das drogas podem atravessar a membrana plasmática é a Difusão passiva” (SCHELLACK, 2014, p. 39).
SCHELLACK, G. Farmacologia: uma abordagem didática. 2. ed. São Paulo: Fundamento Educacional, 2014. p. 39.
Difusão passiva é quando o fármaco atravessa a bicamada lipídica de forma passiva, ou seja, sem gasto de energia, levando em conta a diferença de concentração nos dois lados da membrana.
Sobre esse mecanismo que permite os fármacos atravessarem as barreiras biológicas, assinale a alternativa que mostre características que as drogas devem ter para facilitar a difusão passiva.
Ser lipossolúvel, estar ionizado e ser uma molécula grande.
Ser lipossolúvel, ser não ionizado e ser uma molécula pequena.
Ser hidrossolúvel, estar ionizado e ser uma molécula pequena.
Ser hidrossolúvel, ser não ionizado e ser uma molécula pequena.
Ser lipossolúvel, ser não ionizado e ser uma molécula grande.
Respostas
Resposta:
Ser lipossolúvel, ser não ionizado e ser uma molécula pequena.
Explicação:
A lipossolubilidade faz com que a molécula tenha afinidade pela membrana celular (que também é composta por lipídios. Quando o fármaco está na forma ionizada, ele possui cargas, e essas cargas impedem a travessia dele pela membrana lipídica. E é necessário que a molécula seja pequena, se ela for muito grande será necessário um transportador que envolve gasto energético.
Para que a difusão passiva ocorra mais facilmente, o fármaco deve ser lipossolúvel, não-ionizado e ser uma molécula pequena (Alternativa B).
Como citado no texto, a membrana que reveste a célula e controla o que entra e sai da mesma é uma bicamada lipídica, logo, para que haja uma interação adequada e ocorra a difusão passiva, o fármaco deve ser mais lipossolúvel.
Quando ionizado, o fármaco possui cargas o que facilmente interage com compostos polares. Como o a bicamada é lipídica, ao estar ionizado o fármaco irá interagir mais pobremente com ela, assim, estando no estado não ionizado é mais favorável.
Além disso, moléculas pequenas tem maior facilidade de transporte devido espaço ocupado e massa.
Para saber mais:
https://brainly.com.br/tarefa/25340271
Espero ter ajudado!