Leia o trecho da primeira parte – “A terra” – de Os sertões, de Euclides da Cunha:
A luta pela vida que nas florestas se traduz como uma tendência irreprimível para a luz, desatando-se os arbustos em cipós, elásticos, distensos, fugindo ao afogado das sombras e alteando-se presos mais aos raios do Sol do que aos troncos seculares — ali, de todo oposta, é mais obscura, é mais original, é mais comovedora. O Sol é o inimigo que é forçoso evitar, iludir ou combater. E evitando-o pressente-se de algum modo […] a inumação¹ da flora moribunda, enterrando- se os caules pelo solo.
(Os sertões, 2003.)
No trecho, o autor:
a) apresenta o sol como símbolo das forças da natureza que atuam sobre o homem e descreve as ações humanas para sobreviver em condições extremas, na floresta ou no sertão.
b) ressalta as peculiaridades do sertão, em comparação com a vegetação da floresta, descrevendo-o como um lugar hostil, onde o sol aparece como um elemento que ameaça a vida.
c) expõe argumentos que explicam por que o sol é essencial para a vida no sertão e justifica seu ponto de vista mostrando como a vegetação sertaneja se adapta para obter claridade.
d) recorre à linguagem figurada para descrever o sertão como um lugar tranquilo, em que a luz do sol se impõe como um chamado para que se aproveite cada instante vivido.
URGENTE
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
a letra A é a que mais chama atenção e que tem mais sentido no meu ponto de vista
Perguntas similares
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás