1. Retome o texto. Segundo o Artigo 1° da Declaração: "Os homens nascem e permanecem livres e iguais em direitos". Hoje essa afirmação:
a) é compreendida da mesma forma que na época da Revolução Francesa;
b) é compreendida de forma diferente do que era naquela época;
c) é muito menos importante do que foi no passado;
d) é muito mais importante do que foi na época.
2. No tratado Do espirito das leis (1748), o Barão de Montesquieu define que a "liberdade é o direito de fazer tudo o que as leis permitem". Essa é a caracteristica de uma sociedade:
a) afastada do Império das leis;
c) livre mas injusta;
b) dominada por homens justos;
d) regida por leis humanas.
Respostas
1. Segundo o Artigo 1° da Declaração: "Os homens nascem e permanecem livres e iguais em direitos". Hoje essa afirmação: b) é compreendida de forma diferente do que era naquela época;
Sobre a questão da liberdade na Declaração dos direitos do homem tal definição não é mais compreendida hoje como era neste período.
Nos dias atuais a compreensão do que venha a ser a liberdade ultrapassa o conceito apenas de liberdade perante o Estado. Entrando em diversas outras questões que atualmente são debatidas em detrimento da liberdade como direito de primeira geração que era o tutelado inicialmente pela Declaração dos Direitos dos Homens.
A título de exemplo do panorama que hoje se percebe sobre a liberdade é a liberdade de expressão. Hoje as pessoas podem livremente expor seus pensamentos mesmo que estes não estejam de acordo com o que pensa a maioria ou até mesmo com o que pensam os governantes e poderosos, desde que, claro, respeite à honra, imagem e privacidade alheia.
Veja mais sobre o assunto em:
https://brainly.com.br/tarefa/27121252 (Resposta de maarigibson)
2. "liberdade é o direito de fazer tudo o que as leis permitem" é a característica de uma sociedade: d) regida por leis humanas.
Já no que se refere à liberdade como o direito de fazer tudo o que as leis permitem, de acordo com o que dispõe o texto de Montesquieu, trata-se de uma sociedade que tem como característica a regência por leis humanas.
Neste sentido, por mais que se exista a liberdade como direito fundamental, ela está limitada ao que dispõe as leis humanas. Uma vez que só se é permitido fazer o que as leis permitem, logo não há que se falar em liberdade de fato, mas sim uma liberdade condicionada ao desejo da lei, ou melhor, do próprio legislador.
Assim, não seria de fato a liberdade dos dias atuais, mais uma liberdade como dispõe os direitos e garantias da primeira geração, a liberdade perante o Estado, que agora tem o dever de não fazer, deixando o indivíduo livre aos limites das leis.
Aprenda mais sobre o assunto em:
https://brainly.com.br/tarefa/18558774 (Resposta de LouiseSG)
Resposta:
ggdwsfgtfrtztztct
Explicação: