pesquisa sobre:
jogos e brincadeiras da cultura popular brasileira
(de 25 linhas)
-pfvrrr é pra amanhã
Respostas
Resposta:
Embora os tablets, os smartphones, os videogames e as tecnologias vêm roubando o melhor da infância das crianças, algumas brincadeiras infantis conseguem sobreviver com o passar do tempo. As brincadeiras e os jogos são universais. Brincando se aprende em qualquer lugar ou idioma. As brincadeiras infantis são ferramentas ideais não somente para despertar a imaginação e a fantasia, mas também para estimular a capacidade e as habilidades das crianças e melhorar sua comunicação com os demais.
O Brasil é cenário de uma série de brincadeiras tradicionais para crianças, tanto dentro dos lares como ao ar livre. Como a maioria dos países do mundo, as brincadeiras mais conhecidas das crianças são bastante simples e não requerem nenhum tipo de equipamento ou treinamento especial para a participação, e podem coincidir com brincadeiras realizadas em outros países como o esconde-esconde, o pega-pega, a amarelinha, cinco marias, cabra-cega e a peteca, dentre outras.
No Brasil, as crianças podem brincar dos mesmos jogos que crianças de outros países podem realizar, com a diferença de algumas brincadeiras que vêm da tradição folclórica e cultura do país. Alguns brinquedos feitos artesanalmente já não se veem nas ruas como o carrinho de rolimã, tão comuns até a década de 80. Jogar pião, empinar pipa, papagaio ainda podem ser observados em diversas cidades do interior.
Como o Brasil é um país muito grande, algumas brincadeiras são bem típicas de cada região ou podem ter nomes diferentes.
Explicação:
Espero ter ajudado vei
Tmj