• Matéria: História
  • Autor: viniciusgustav99
  • Perguntado 6 anos atrás

Leia o documento a seguir.

Em 1391, os desventurados das comarcas ao sudoeste da Inglaterra começaram a se sublevar dizendo que se lhes mantinha numa servidão excessiva e que no começo do mundo não havia servos, somente homens semelhantes aos seus senhores. E tratavam-nos como animais, coisa que não podiam seguir suportando: queriam ser todos iguais, e se cultivavam ou faziam algum trabalho para seus senhores, queriam receber o seu salário.

Crônicas de Jean Froissant. PEDRERO-SÁNCHEZ, Maria Guadalupe. História da Idade Média:

textos e testemunhas. São Paulo: Editora UNESP, 2000. p. 201; 207.

A Baixa Idade Média europeia foi marcada por várias revoltas populares no campo. Considerando a leitura do documento,

a) caracterize a servidão:
b) relacione o aumento da exploração servil e o desenvolvimento do comércio europeu no século XIV:

me ajuda pfvr

Respostas

respondido por: joaovitorfarias266
8

Resposta:

A) O estatuto da servidão caracterizava-se pela ligação compulsória do servo à terra. Isso quer dizer que o servo estava preso ao feudo. Decorrente dessa condição, ao servo eram atribuídas obrigações para com o senhor feudal. Essas obrigações poderiam ser pagas, por exemplo, na forma de trabalho compulsório nas reservas do senhor (corvéia) e na destinação de parte da produção obtida no manso servil para o senhor feudal (talha). Cabia ao servo, também, pagar tributo ao senhor pelo uso de equipamentos comuns no feudo, tais como o arado, o moinho e o forno (banalidade). Diante das transformações ocorridas no século XIV, o estatuto da servidão passa a ser questionado, sendo reivindicada inclusive, conforme o documento, a remuneração da sua mão de obra (assalariamento).

B) O documento expressa uma crítica ao estatuto da servidão e indica que, no século XIV, a condição do servo piorou (há, conforme anotado, uma servidão excessiva). O aprofundamento da exploração servil relacionava-se diretamente às transformações ocorridas na economia europeia do período. A intensificação do comércio interno, associado ao abastecimento das cidades em expansão, e do externo, relacionado às rotas comerciais com o Oriente, resultou no aprofundamento da exploração servil de forma a garantir os rendimentos feudais e a gerar excedentes de produção dirigidos ao mercado.

espero ter ajudado

Perguntas similares