Explique o aumento de bactérias resistentes aos antibióticos nos últimos anos de acordo com:
a) a teoria de lamarck
b) a teoria moderna da evolução
Respostas
Vou usar como exemplo uma infecção de garganta por bactérias, em que você tomará antibióticos para matar essas bactérias.
a) Lamarck diria que ao serem atacadas pelos antibióticos, algumas bactérias iriam morrer, mas outras iriam desenvolver uma proteção contra o antibiótico. Dessa forma, o antibiótico não as matariam mais, e quando elas se reproduzissem, dariam origem a bactérias com a mesma proteção.
b) A teoria moderna da evolução diria que o antibiótico ataca todas as bactérias. As mais fracas morrem e as mais fortes sobrevivem. As mais fortes (isto é, mais resistentes) já nasceram com o DNA programado com proteção contra o antibiótico. Com a morte das mais fracas só sobrevivem as mais fortes. Essas mais fortes se reproduzem, e dão origem a bactérias tão fortes quanto elas, que vão provocar infecções mais graves.
Veja o grande detalhe: Para Lamarck, algumas bactérias vão desenvolver proteção ao antibiótico durante suas vidas. Para a teoria moderna da evolução, existem bactérias mais fortes que já nasceram com essa proteção.
Se você usar antibiótico nessas bactérias mais resistentes, o processo se repete: morrem as menos fortes e sobrevivem as mais fortes. Assim essa linhagem da bactéria tende a ficar cada vez mais resistente.
Vale ressaltar que a ciência considera correta a teoria moderna da evolução, e não a de Lamarck.