• Matéria: Artes
  • Autor: ferreiradasilvajosev
  • Perguntado 7 anos atrás

ESCULTURAS EGÍPCIAS E SUA

IMPORTÂNCIA PARA DESENVOLVIMENTO DA ARTE GREGA.
Me ajudem por favor​

Respostas

respondido por: Anônimo
1

Explicação:

Foram provavelmente os gregos micênicos que deram origem, no século VIII a.C., a um período de grandeza estética que marcou toda a civilização ocidental. Sob influência orientalizante, criam um estilo crescentemente rigoroso, solene e preciso – que leva adiante as conquistas da arte egípcia.

É encontrado primeiro em manifestações estilizadas na cerâmica e passa a esculturas monumentais, estruturado em segmentos geométricos, como na estátua de mármore Kouros (600 a.C.?), em que a representação humana é tipicamente ática.

Sistema de proporções – No século V a.C., um sistema de proporções ideais está estabelecido, permitindo a edificação de obras como o Partenon – ver foto ao lado -, templo dedicado a Palas Atena, onde a fisionomia dos deuses é derivada de atletas da época. Surgem as primeiras experiências com perspectiva, assinadas por Zêuxis e Polignoto.

 

A sofisticação desse sistema permite, entre os anos 350 a.C. e 200 a.C., que escultores como Lísipo, Apeles e Protógenes dêem interpretações psicológicas a suas figuras, humanizando-as. O ideal de equilíbrio e simplicidade do século V a.C. se torna mais flexível; os traços das faces, o detalhismo dramático das vestes e a disposição das figuras dão individualidade e intensidade às esculturas.

Da serenidade de estátuas como Efebo de Crítios (480 a.C.?) passa-se à expressividade de obras como Gálata e sua esposa (230 a.C.?-210 a.C.?) e chega-se à afetação de Grupo de Laocoonte (fim do século II – início do século I a.C

Espero ter ajudado!

Perguntas similares