sobre o renascimento cultural:oque estava acontecendo nessa época e nesse lugar que permitiu o início desse movimento?
Respostas
As cidades italianas tinham contato direto com os povos que traziam as mercadorias (seda, especiarias, dentre outros produtos) que eles revendiam com grande margem de lucro aos demais povos europeus.
Nesse sentido, as cidades italianas tinham contato direto com os povos que traziam as mercadorias (seda, especiarias, dentre outros produtos) que eram vendidas com grande margem de lucro pelos italianos aos demais povos europeus.
Assim, foi possível desenvolver a economia, possibilitando que algumas pessoas e famílias acumulassem bastante dinheiro, posses e recursos. Uma das maneiras de se exibir (ostentar) era através da arte, com quadros, estátuas e outras.
Nesse sentido, eles contratavam artistas e cientistas, que vinham de diferentes lugares em busca de ganhar dinheiro. Os mecenas, então, pagavam a estadia, dentre outros benefícios. Com isso, eles desejavam obras novas que os diferenciassem de seus pares e chamassem a atenção dos mecenas (os ricos que patrocinavam esses artistas e cientistas).
Buscando se diferenciar dos demais, os artistas passaram a estudar a arte romana e grega, promovendo a valorização da cultura antiga em detrimento dos valores e técnicas defendidos durante a Idade Média.
Desse modo, o contexto econômico favoreceu as artes e a ciência, com diversas pessoas competindo por esses patrocínios dos ricos. Algo semelhante ocorreu nas Minas Gerais aqui no Brasil, no período das grandes minerações de ouro, refletindo na qualidade e na beleza das igrejas e outras construções em cidades como Ouro Preto e Diamantina.
O Renascimento surgiu por volta do século XIV e XVI, onde a produção artística e literária por ser tão intensa recebeu esse nome de renascença.
Deste modo, notamos que dentre seus valores principais temos:
A valorização das ideias e visão de mundo;
E a Valorização da estética artística da antiguidade clássica (greco-romana).
Assim, um bom exemplo que cabe nessa segunda característica, são as esculturas desenvolvidas apresentando os corpos esbeltos da Grécia antiga.
Além disso, dentre seus principais símbolos, que na maioria das vezes poderiam estar ocultos, temos Ankh, que é conhecido como a cruz ansata, sendo um símbolo que descreve a vida, e, símbolo da vida eterna, muito utilizado pelos egípcios na era antiga, sendo uma forma de indicar a vida após a morte, onde o Renascimento utilizou dessas fontes.
Mais sobre o tema:
https://brainly.com.br/tarefa/2887917