Respostas
Resposta:
A resposta é não.
Explicação:
Radiação não fica numa pessoa ou objeto. Para alguma coisa ficar radioativa existe a necessidade de uma molécula radioativa estar presente. Se você tocar, comer ou respirar material radioativo, como cinzas de grafite contaminado de reator nuclear (o que aconteceu em Chernobyl) ou água de piscina de reator (Fukushima) ou pó de césio 137 (Goiânia), nesses casos você se torna um vetor de radiação.
Portanto se você for exposto à radiação, por exemplo, durante um exame de raios x, a radiação não fica no seu corpo, ao acabar o exame, fim da radiação.
Porém, se você tomar uma injeção de contraste radioativo, para fazer uma cintilografia por exemplo, moléculas radioativas são injetadas no seu sangue e você ficará "radioativo" até que seu corpo elimine essas moléculas pela urina ou suor, ou até que haja decaimento natural dessas moléculas que costuma ser rápida. A dose de radiação desses compostos é, porém, muito baixa.
Se você entrar numa usina nuclear, no prédio do reator, você toma uma dose de radiação, que não fica presa no seu corpo. Ao sair, você passa por um detector que verifica se algum material contaminado ficou preso na sua roupa ou sapatos. Uma descontaminação é possível mesmo se houve contato com sua pele, pode-se tomar banhos com produtos químicos que diluem facilmente esses compostos. Mas não é a radiação que fica em você, é um material radioativo. Pó ou líquido. É algo físico, visível ou microscópico, mas é um material.
Radiação são raios apenas, eles só existem enquanto houver uma fonte de radiação, seja um gerador eletrônico (raios x) ou materiais como urânio, plutônio, césio, rádio (raios alfa, beta, gama e outros).
Enfim, se você for muito azarado e engolir material radioativo, você poderá contaminar outras pessoas, é o único caso em que você pode ser colocado em isolamento para descontaminação com remédios. Suas fezes, urina e roupas irão para um depósito de materiais radioativos, porque tudo o que sair do seu corpo conterá moléculas radioativas.
Mas a radiação, não, ela não "fica" em você nem é contagiosa.