Respostas
Resposta:
Diminuir o brilho da televisão e usar um contraste moderado, para não perder tanto em qualidade de imagem, sim, você vai perder em qualidade de imagem, mas vai continuar a poder assistir a sua televisão com a consciência tranquila.
Para quem tem TVs mais antigas a regulagem tem que ser feita manualmente, provavelmente o brilho da sua TV estará em um nível alto, baixe este nível de aos poucos diariamente, ou seja, não seja radical na redução logo de cara, vá reduzindo de vez em quando até que você se acostume com um nível de brilho bem mais baixo na sua televisão.
Quanto você deve economizar em consumo energético com esta redução de brilho na sua TV? Aproximadamente 20% se conseguir fazer uma redução radical no brilho da sua TV, pode parecer pouco mas as TVs de tela plana mais antigas tem consumo energético mais alto, girando em torno de 140W a 200W para telas de tamanho médio de 42 polegadas.
Uma redução de 20% para uma TV que fica ligada em média 10 por dia vai significar reduzir em média 35W por hora = 350W por dia = 10,5 KWh por mês, aqui em Goiânia isto corresponde a aproximadamente R$ 7,80 por mês já contabilizados os impostos. Em um ano aproximadamente R$ 100,00 de economia por mudar a regulagem de brilho e contrasta de tv para a imagem não ficar tão “gritante”.