O Criticismo tinha como intenção resolver os antagonismos que surgiram de dois pensadores anteriores, Descartes e Hume. Descartes por um lado defendia o Dogmatismo racionalista, e por outro lado, o ceticismo ou empirismo radical de Hume procurava apoiar-se unicamente nas experiências. O Criticismo foi uma teoria filosófica desenvolvida por Kant em que: *
A-toda crítica sobre o conhecimento passa pela dúvida e termina na experiência.
B-defendia a superioridade da razão em relação à experiência.
C-a experiência era o primeiro e único caminho para chegar ao conhecimento.
D-representa uma tentativa de superação do impasse criado entre o ceticismo e o dogmatismo, assim como o foi entre o racionalismo e o empirismo.
E-defendia a exclusividade da razão.
Respostas
Immanuel Kant debruçou-se sobre questões relativas à natureza do conhecimento, desenvolvendo o criticismo. Essa nomenclatura se deu devido sua crítica à dicotomia racionalismo-empirismo e a sua rejeição para com o ceticismo.
Analisando as alternativas, temos que:
- a) INCORRETA
Toda crítica sobre o conhecimento passa pela razão e pela a experiência.
- b) INCORRETA
Kant criticou o racionalismo, de modo a dizer que a razão não se sobrepõe à experiência.
- c) INCORRETA
Kant criticou o racionalismo e o empirismo, isto é, o conhecimento não provém da exclusividade de um ou outro (razão e experiência).
- d) CORRETA (x)
O criticismo representou uma tentativa de superar e acordar do sono dogmático e acabar com a dicotomia racionalismo-empirismo.
- e) INCORRETA
Novamente, Kant não defende a superioridade de nenhum deles (razão, experiências, ceticismo e dogmatismo).
Dessa forma, a alternativa que deverá ser assinalada é a letra D - representa uma tentativa de superação do impasse criado entre o ceticismo e o dogmatismo, assim como o foi entre o racionalismo e o empirismo.
Continue estudando no Brainly, acesse:
I. Racionalismo e Empirismo, tudo o que você precisa saber: https://brainly.com.br/tarefa/26261533