Respostas
Explicação:
REZUMIDO
O presente artigo tem como objetivo apresentar, por meio de uma revisão bibliográfica, quais as principais influências exercidas por atletas de alto rendimento na sociedade, tendo em vista a espetacularização do esporte. Para compor a seguinte revisão, a metodologia utilizada basea-se em literaturas clássicas da sociologia e nas plataformas Scielo e Google Acadêmico.
A sociedade do espetáculo esportivo é um tema que vem sendo discutido por muitos teóricos contemporâneos, entretanto, o papel específico do atleta inserido neste espetáculo e sua influência na sociedade, ainda é um tema pouco presente. Assim, este trabalho possui a finalidade de unir e discutir as informações sobre este tema contribuindo para a área da sociologia do esporte, além de apontar as semelhanças e possíveis controvérsias.
Para isso, será abordado na primeira parte do presente artigo, o conceito de sociedade do espetáculo segundo Guy Debord, que aponta o domínio da economia em todas as esferas da vida e a conseqüente supervalorização do abstrato e da imagem nas relações sociais. Apresentado este cenário social, o artigo constrói reflexões a cerca da espetacularização do esporte a partir de estudos específicos sobre o campo da Sociologia do Esporte, os quais analisam a mercantilização do fenômeno esportivo e sua inserção na Indústria Cultural através da comunicação em massa.
Em seguida, será discutido o papel do atleta na sociedade, refletindo sobre a sua relevância e influência na sociedade, através dos estudos propostos pelos pesquisadores Assis, Katia Rubio, entre outros estudiosos. Os autores apresentam os fatores motivacionais e a forma como a sociedade visualiza os atletas, estes passam a atuar como modelo de comportamento, assumindo a figura de líder e herói.
No terceiro assunto, o artigo irá explanar como se constrói a relação existente entre o atleta frente à espetacularização do esporte, refletindo sobre aspectos como a dependência do atleta sobre o espetáculo e de que forma ele é inserido neste contexto, sendo considerado protagonista do esporte espetáculo, adquirindo papel de astro e atuando como produto de mercado esportivo
Competições esportivas organizadas por ligas ou federações que reúnem atletas submetidos a esquemas intensivos de treinamento (no caso de modalidades coletivas, a disputa envolve equipes formalmente constituídas);
As competições esportivas tornaram-se espetáculos veiculados e reportados pelos meios de comunicação de massa e são apreciados no tempo de lazer do espectador;
A espetacularização motivou a introdução de relações mercantis no campo esportivo, seja porque conduziu ao assalariamento de atletas, seja em razão dos eventos esportivos apresentados como entretenimento de massa passarem a ser financiados através da comercialização do espetáculo. (PRONI, 1998, p. 85).