• Matéria: História
  • Autor: fozeduardocabral
  • Perguntado 7 anos atrás

O Processo de Bessemer e a Siderurgia Moderna
O crescimento das ferrovias durante o século 19 na Europa e na América colocou grande pressão sobre a indústria do ferro, que ainda lutou com processos de produção ineficientes. No entanto, o aço ainda não era comprovado como um metal estrutural e de produção era lento e caro. Isso foi até 1856, quando Henry Bessemer veio com uma forma mais eficaz de introduzir oxigênio em ferro fundido, a fim de reduzir o teor de carbono.
Agora conhecido como o Processo Bessemer, Bessemer projetou uma forma com referido receptáculo para converter o ferro que pode ser aquecido quando o oxigênio pode ser soprado através do metal fundido. Com o oxigênio passado através do metal fundido, que reagiria com o carbono, libertando dióxido de carbono e produzindo um ferro/aço mais puro.
O processo do aço e o nascimento da siderúrgica mundial
O processo foi rápido e barato, a remoção de carbono e silício a partir de ferro em questão de minutos, mas sofria de ser muito bem-sucedida. O excesso de carbono foi removido e demasiado oxigênio permaneceu no produto final. Bessemer, essencialmente, teve de reembolsar seus investidores até que ele pudesse encontrar um método para aumentar o teor de carbono e eliminar o oxigênio indesejado.
Mais ou menos ao mesmo tempo, metalúrgico britânico Robert Mushet adquiriu e começou a testar um composto de ferro, carbono e manganês -conhecido como speigeleisen. Manganês era conhecido para remover o oxigênio a partir de ferro fundido e o teor de carbono no speigeleisen, se adicionado na quantidade certa, iria fornecer a solução para os problemas da Bessemer. Bessemer começaram a adicionar a seu processo de conversão com grande sucesso.
No entanto, um problema ainda continua. Bessemer não conseguiu encontrar uma maneira de remover do fósforo a impureza deletéria que torna o aço quebradiço em seu produto final. Consequentemente, minério livre de fósforo da Suécia e País de Gales poderia ser usado.
Em 1876 Welshman Sidney Gilchrist Thomas veio com a solução pela adição de um quimicamente básico flux-calcário para o processo de Bessemer. O calcário desenhou o fósforo a partir da ferro-gusa em escória, permitindo que o elemento não desejado fosse removido.
Essa inovação significou que, finalmente, a partir de minério de ferro em qualquer parte do mundo poderia ser usado para fazer aço. Não surpreendentemente, os custos de produção do aço começaram a diminuir significativamente. Preços para trilhos de aço caíram mais de 80% entre 1867 e 1884, como resultado das novas técnicas de produção de aço, iniciando o crescimento da indústria siderúrgica mundial.

Questões
01 - Qual a importância do processo desenvolvido por Bessemer, para o mundo contemporâneo?

02 - Quais vantagens os países que dominaram o Processo Bessemer obtiveram sobre os demais, que não tinham as mesmas condições tecnológicas?

Respostas

respondido por: adrylopes312
0

Resposta:

num sei

Explicação:

também não sei -------

Perguntas similares