A língua de sinais é, predominantemente, visual; os sinais são compostos por meio de: configuração de mãos (CM); movimento (M); locação (L); ponto de articulação (PA) e expressões não-manuais (ENM). Nesta última, entram expressões faciais e corporais. Todos esses elementos proporcionam o aprendizado e desenvolvimento da Libras.
Um menino surdo de 7 anos de idade, filho de pais ouvintes que não usam Libras, está frequentando o 1.º ano do ensino fundamental de uma escola regular. Na sala de aula, além da professora titular da turma, o menino tem auxílio de uma professora de apoio. Porém, nenhuma das duas professoras tem o conhecimento e fluência da língua de sinais, elas estão buscando aprender.
Infelizmente, essa situação é muito comum nas escolas; então, você pode se deparar com esse cenário em algum momento da sua atuação profissional.
Quais elementos devem ser usados nos recursos, para auxiliar no processo de alfabetização desse aluno, levando em consideração a influência da linguagem viso-espacial no desenvolvimento cognitivo da criança surda?
Lembre-se: a alfabetização da criança precisa se dar por meio do português escrito e da língua de sinais, como forma de expressão e recepção de informações.
Respostas
Resposta:
PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO
Os elementos que podem ser utilizados são baseados na visão: vídeos, fotos, imagens, gravuras, desenhos, peças teatrais, mímicas, gestos; se possível sempre associando à língua de sinais, que pode ser obtida em alguns recursos prontos ou em dicionários. Fazendo uso da escrita do português e do sinal de Libras.
Explicação:
Para que esse aluno possa se sentir incluso, não dividido em relação aos demais alunos, é importante que a educadora utilize elementos básicos para a acessibilidade, indo desde fotos, imagens, gravuras, vídeos, desenhos, entre outras peças visuais, para facilitar o entendimento e a troca de informações.
O alfabeto manual é fundamental durante esse processo de aprendizagem
Mostrar o uso da Língua Brasileira de Sinais para este jovem é uma forma de fortalecer o movimento, a locação, o ponto de articulação, além das expressões não-manuais, como as faciais e corporais.
Por fim, a educadora pode utilizar das redes que o Atendimento Educacional Especializado possui para desenvolver melhor seu trabalho.
Mais sobre o uso das LIBRAS:
https://brainly.com.br/tarefa/20260056
#SPJ2