A esfera condutora apresentada abaixo está positivamente carregada com 2µC. Determine O potencial elétrico no ponto P e a intensidade do campo elétrico sobre o mesmo.
Respostas
Resposta:
Campo elétrico no ponto P = 0
Potencial elétrico no ponto P = 90 mil volts
Explicação:
O campo elétrico no interior de qualquer condutor em equilíbrio eletrostático sempre será zero. Isso acontece pois quando colocamos cargas na superfície do condutor, uma carga "empurra" a outra carga e elas vão se ajeitando até que elas encontre uma situação de equilíbrio que seja confortável para todas as cargas, mas isso ocorre muitíssimo rápido. Esse é o princípio da uma Gaiola de Faraday e a sua figura nada mais é do que uma representação desse sistema.
Portanto, o campo elétrico em todos os pontos dentro da esfera, inclusive o ponto P, é zero:
.
Por outro lado, para que o campo elétrico seja nulo em todos os pontos no interior da esfera então necessariamente o potencial elétrico tem que ser constante no interior, e esse valor é igual ao potencial na superfície que é dado por:
.
Valores numéricos:
Constante de Coulomb:
Carga:
Raio da esfera:
Substituindo os valores numéricos na equação do potencial, temos:
----> Potencial na superfície.
Como dito, o potencial na superfície é igual ao potencial no interior, inclusive no ponto P, ou seja:
.
Explicação:
Electrostática
Potencial elétrico >> Pode ser definido como razão entre a energia potencial de uma carga de prova, aplicada no interior d'um campo elétrico. Matematicamente :
, Onde:
Substituindo podemos ter :
Analisando um pouco a esfera, perceba que a distância onde a carga se encontra é exatamente o raio da esfera. Ou seja: d = R.
Recolhendo as informações :
- Q = 2micro-coulomb
- d = R = 20cm
- U =?
__________________________________________________________________________________
Campo elétrico.
Analogamente, pode se constatar que se o Ponto qualquer dentro d'uma esfera a sua distância for menor que o raio, então o vector campo elétrico será zero.
↔ E = 0 ✅
>>>>>Dúvidas?? Comente!)