• Matéria: Sociologia
  • Autor: liaowincklerlilian
  • Perguntado 6 anos atrás

A psicologia de linha freudiana tem sua contribuição sobre a religião. A religião foi tema central no pensamento freudiano. Isso é demonstrado por meio de duas das suas obras: Totem e Tabu (1913) e Moisés e o Monoteísmo (1938). Apesar de ter crescido em uma família religiosa judaica e estudar na sinagoga local durante a infância, Sigmund Freud, o pai da psicanálise, dizia-se ateu e acreditava que a ideia da existência de Deus era insustentável.

SANTANDER, Pablo. Ciências Humanas e Sociais. Maringá - PR.: UniCesumar, 2020.

Considerando o texto acima, sobre a Freud e sua compreensão da religião, avalie as afirmações abaixo.

I. Partindo do pressuposto freudiano, Deus é essencial para a existência do ser humano e sua construção social.
II. Segundo a teora pscinalítica o peso da ciência diminuirá gradualmente diante da influência da religião. A tarefa do homem maduro, do homem da ciência, consiste em deixar de lado a esperança em tudo que há no além e concentrar suas forças na vida terrena.
III. Na teoria psicanalítica, fica claro que a origem da religião se encontra no complexo infantil de Édipo, pelo qual Deus se apresenta como pai sublimado. É o ser humano quem cria a fé em Deus a partir de sua impotência e dos seus medos.
IV. Para Freud, a força das representações religiosas são realizações dos mais antigos e intensos desejos da humanidade. O ser humano projeta na religião os mais diversos desejos da condição de um ser desamparado: o desejo de encontrar proteção contra perigos da vida, de obter justiça face à injustiça social, de prolongar a vida depois da morte, de uma resposta para as origens e os mistérios dos relacionamentos entre o corpo e a alma.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:

I e IV, apenas.
Alternativa 2:

II e III, apenas.
Alternativa 3:

III e IV, apenas.
Alternativa 4:

I, II e IV, apenas.
Alternativa 5:

II, III e IV, apenas.

Respostas

respondido por: marcosbruzzi
4

Resposta:

II, III e IV apenas

Explicação:

A alternativa I está incorreta, pois, para Freud não há necessidade de Deus para a existência do ser humano.

respondido por: renascerweb
4

Resposta:

2,3,4

Explicação:

Perguntas similares