Os aminoácidos são as unidades constituintes de que tipo de macromolécula? Como são quimicamente caracterizados
Respostas
Resposta:
Os aminoácidos são moléculas orgânicas que possuem um átomo de carbono (carbono alfa) ao qual se ligam um átomo de hidrogênio, um grupo carboxila, um grupo amina e um grupo chamado de -R. ... d) Na glicina, o grupo -R é outro átomo de hidrogênio.
Explicação:
Resposta:
Os aminoácidos podem ser definidos como moléculas orgânicas que apresentam grupos- carboxila (-COOH) e amino (-NH3) — ligados a um único carbono, denominado de carbono alfa.
Os aminoácidos são agrupados, geralmente, de acordo com as características de suas cadeias laterais. De acordo com essas características, podemos dividi-los em:
Aminoácidos com cadeias laterais apolares;
Aminoácidos com cadeias laterais polares;
Aminoácidos ácidos (aminoácidos que possuem cadeias laterais com carga negativa devido à presença de grupos carboxila);
Aminoácidos básicos (aminoácidos que possuem o grupo amino nas cadeias laterais).
Além dessa classificação, os aminoácidos podem ser classificados em dois grupos: aminoácidos essenciais e não essenciais. Nesse caso, o critério utilizado é a capacidade do organismo de sintetizar esses aminoácidos.
Os aminoácidos chamados essenciais são aqueles que não podem ser sintetizados endogenamente e devem ser obtidos a partir do alimento, já os aminoácidos não essenciais são aqueles que o organismo é capaz de sintetizar.
Os aminoácidos podem ser encontrados em diversos alimentos, como carnes vermelhas, ovos, queijo, feijão, lentilha, amêndoas, amendoim e arroz.
Explicação:
Os aminoácidos são unidades das proteínas. Eles apresentam um carbono alpha ligado a um grupamento amina, um grupamento carboxila, a um hidrogênio e a uma cadeia lateral. A depender da sua cadeia lateral ele representa um determinado aminoácido.
Exemplo: Quando a cadeia lateral é um H, nós estamos falando de um aminoácido chamado de Glicina.