1.Explique por que os vírus têm sido considerados por alguns cientistas como partículas infecciosas e por outros como seres vivos.
2.Compare a estrutura de um vírus não envelopado com a de um vírus envelopado e dê exemplos de cada tipo.
3.Explique o que determina a especificidade de um vírus, ou seja, por que um mesmo tipo de vírus ataca sempre um mesmo tipo ou alguns tipos específicos de célula.
4.Descreva, por meio de desenhos esquemáticos com legendas explicativas, os dois tipos de ciclos replicativos dos bacteriófagos.
5.Cite os principais efeitos das infecções virais nas plantas.
6.Explique como pode ocorrer a transmissão dos vírus nas plantas.
7.Conceitue retrovírus e dê exemplos.
8.Considerando as doenças provocadas por vírus na espécie humana, dê exemplos de dois tipos de vírus de DNA, dois de RNA que não são retrovírus e dois de RNA que são retrovírus.
9.Qual o significado dos termos “Doenças Emergentes” e “Doenças Ressurgentes”? Dê exemplos desses dois tipos de doenças.
10.Descreva o ciclo de vida do vírus da AIDS seguindo o roteiro abaixo:
Como o ciclo começa.
Quais estruturas virais penetram na célula hospedeira.
Como atua a enzima transcriptase reversa.
O que são provírus.
11.Quais são as vias cientificamente comprovadas de transmissão do vírus da AIDS?
12.Cite as medidas profiláticas para se evitar a contaminação pelo vírus da AIDS?
13.Esquematize o ciclo reprodutivo do vírus da gripe e compare-o com o ciclo reprodutivo do vírus da AIDS. No que eles diferem, considerando que em ambos os casos o material genético é o RNA?
Respostas
respondido por:
2
Resposta:
Explicação:
1- Há quem diga que eles são seres vivos, há quem diga que não. existem duas linhas de pensamento que divergem entre se são seres vivos ou não. Os que acreditam que são seres vivos, se baseiam no fato dos vírus terem a capacidade de se replicar e possuir material genético. Já os que acreditam que não são seres vivos, se baseiam no fato dos vírus não terem célula e não tem metabolismo próprio.
Perguntas similares
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás