• Matéria: Pedagogia
  • Autor: marfia67
  • Perguntado 6 anos atrás

A revolução francesa marcou politicamente o fim da idade média, abrindo o caminho para uma sociedade moderna com a criação do Estado democrático, os seus ideais foram a___________________. Após o processo revolucionário da França, instaurou-se a República Francesa, que inspirou todo mundo. Porém é preciso ressaltar que a ______________________ proclamada pela Revolução Francesa caba por ser de poucos. Livre é realmente uma sociedade de _____________________. A) revolução social, fraternidade, fraternos. B) igualdade total dos indivíduos, revolução, desiguais. C) liberdade, igualdade, minorias. D) liberdade, igualdade, fraternidade, liberdade , iguais, E) solidariedade, visibilidade, poucos.

Respostas

respondido por: linecsouza
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Resposta:

D) liberdade, igualdade, fraternidade, liberdade , iguais,

Explicação:

A Revolução Francesa marcou o fim da Idade Média, abrindo o caminho  para uma sociedade moderna com a criação do Estado democrático. Os  seus ideais foram a “Liberdade, Igualdade, Fraternidade” (Liberté, Egalité,  Fraternité). Após o período e processo revolucionário da França, instaura-se  a República Francesa, que inspirou todo o mundo.

Porém, é preciso ressaltar que a liberdade proclamada pela Revolução  Francesa acaba por ser de poucos. Livre é realmente uma sociedade de iguais.

respondido por: AnthonioJorge
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Liberdade, igualdade e fraternidade formavam o lema da Revolução Francesa. Logo, a alternativa D é a correta e mais adequada.

Tais ideais nasceram no Iluminismo, que, entre muitas características, deixou como legado a noção de que Liberdade e Igualdade são conciliáveis e que qualquer contradição que surja entre tais noções é falsa. Esta noção iluminista logo seria questionada ferozmente pelos romantismo alemão e por outras correntes de pensamento no século XIX.

O século XVIII ficou conhecido como Século das Luzes, exatamente por ser encarado pela historiografia como o século do Iluminismo, ou seja, o século de um teórico esclarecimento racional.

O Iluminismo foi tão importante para a Revolução Francesa pois estimulou a confiança nas ideias de igualdade, independência, racionalismo e liberdade contra a disciplina, a hierarquia, a autoridade e a desigualdade representadas pelo Antigo Regime.

O Iluminismo apostava que uso crítico e construtivo da razão humana geraria o progresso da humanidade ao libertar o mundo da magia, dos dogmas metafísicos, dos preconceitos morais, das superstições religiosas e das desumanas e da tirania política. O agente deste progresso, na França, era a classe burguesa, pronta a substituir a nobreza do Antigo Regime.

O Iluminismo francês emprestava de Kant o famoso lema: "Ousa pensar!" (Sapere aude), símbolo da busca pela autonomia racional e individual sem as amarras da crença e da opinião irrefletida.

A tarefa do pensamento, com o Iluminsimo, passa a ser escolher, ordenar, promover e realizar a ordem que se considere necessária. Não se trata mais de contemplar e compreender, como na filosofia clássica, nem, muito menos, relacionar-se com qualquer aresta teológica, como na filosofia medieval.

Pode-se resumir os principais elementos do Iluminismo nos seguintes pontos:

  • cientificismo
  • racionalismo
  • materialismo
  • antirreligiosidade
  • homem como auto-inventor infinito
  • crença na perfectibilidade do futuro

Os nomes mais importantes do Iluminismo francês - e os que mais representaram sua influência na Revolução - são os seguintes:

Diderot e D'Alembert, enciclopedistas que introduziram os pensamentos críticos, os ataques à Igreja e às convicções vigentes e, com isso, fizeram da Enciclopédia o veículo máximo das ideias do Iluminismo.

Voltaire (Françpis-Marie Arouet 1694-1778) foi o mais famoso de sua época, professava uma atitude incrédula e irônica em relação às religiões.  Crítico de uma visão otimista do mundo tradicionalmente relacionada à Leibniz.

Rousseau (1712-1778), o mais importante iluminista francês, tendia ora à teoria do sentimento interior (que influenciaria o romantismo alemão posterior), ora à defesa da absorção total do individuo na vida social por meio do conceito de vontade geral (uma de seus principais legados aos revolucionários). Suas obras "Do Contrato Social" e "Emílio" representam o grosso de sua teoria: o homem nasce bom, a sociedade o corrompe ou, em outras palavras: o homem nasce livre e se encontra acorrentado por toda parte. Rousseau era iluminista porque considerava a razão o instrumento privilegiado para a superação dos males da sociedade. Portanto, não seria a Igreja o órgão de salvação da humanidade, mas sim o Estado que salvaria tanto individual quanto coletivamente a humanidade.

Montesquieu (1689-1755) ficou mais famoso pelo seu livro "O Espírito das Leis", inspirado pela observação empírica das instituições políticas inglesas. Na obra, Montesquieu explica a divisão entre três poderes (legislativo, executivo e judiciário) que viria a ser uma base doutrinal liberal para a Constituição de 1791. Lá ele também fala dos três tipos de governo e seus respectivos princípios éticos:

  • republicano (virtude)
  • monárquico (honra)
  • despótico (medo)

Ironicamente, a Revolução que teoricamente se inicia com imensa confiança na razão como motor para se alcançar uma República virtuosa acabou, após as guilhotinas e o terror de Robespierre, gerando um reino de medo e, posteriormente, um império despótico comandado por Napoleão.

Saiba mais sobre o Iluminismo em:

brainly.com.br/tarefa/7012623

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