3)(UNIFESP) Examine o diálogo: "É um mundo terrível, as pessoas não sabem mais o que é carinho" - "Carinho é o diminutivo de caro". O efeito de humor na situação apresentada decorre do fato de a personagem, na segunda fala, considerar que "carinho" e caro" sejam vocábulos: *
A)derivados de um mesmo verbo
B)híbridos
C)derivados de vocábulos distintos
D)cognatos
E) formados por composição
Respostas
Resposta:
D) cognatos.
Explicação:
No último quadro, a frase da personagem permite inferir que ela considerou carinho e caro como vocábulos cognatos, ou seja, apresentam um mesmo radical primário (“car”), pertencendo a uma mesma família de significação: carinho apresenta noção semântica de afeto, e caro, o que é “querido”, “estimado”. No entanto, a personagem considerou o significado da palavra homônima caro, que tem relação com o valor material de algo.
A personagem considerou que "carinho" e caro" são vocábulos:
d) cognatos
Explicação:
Quando a personagem diz que "Carinho é o diminutivo de caro", ela entende que essas palavras têm o mesmo radical, a mesma raiz: "car-". Assim, carinho seria uma palavra derivada de caro:
caro + inho = carinho
Assim, essas seriam palavras cognatas, ou seja, que pertenceriam à mesma família.
Ela entendeu "caro" com o sentido de o que é querido, estimado, sem levar em consideração o contexto. Assim, ela perceberia que "caro", na verdade, está relacionado a valor material (caro = o que tem um alto valor).
Leia sobre palavras cognatas em:
https://brainly.com.br/tarefa/19047133