Respostas
Resposta:
ExplicaçãoNa década de 1920, Aleksandr Ivanovich Oparin e John B. S. Haldane, trabalhando de forma independente, tentavam explicar um dos fatos que mais intrigam a humanidade: como surgiu a vida na Terra?
Análises de fósseis mostraram que os primeiros micro-organismos viveram há cerca de 3,5 bilhões de anos, mas como eles surgiram? As ideias de Oparin e Haldane surgiram na tentativa de responder a essa questão. Suas hipóteses puderam ser testadas e replicadas em laboratório, como fizeram Stanley Miller e Haroldo Urey na década de 1950, que chegaram à conclusão de que o surgimento da vida provavelmente ocorreu no seguinte cenário:
Moléculas orgânicas, como os aminoácidos, surgiram a partir de moléculas simples presentes em uma atmosfera que continha metano, amônia, hidrogênio e vapor de água. Diferentemente de hoje, não havia oxigênio nem nitrogênio. A energia para a formação dessas moléculas orgânicas foi fornecida por raios e radiação ultravioleta, que eram muito intensos naquele período;
Resposta:
Não.
Explicação:
A Teoria de Oparin e Haldane busca explicar como a vida surgiu a partir de moléculas simples presentes na atmosfera, formando compostos orgânicos em condições especiais.
Esses cientistas acreditavam que a vida seria resultante de um processo de evolução química, na qual os compostos presentes na atmosfera se combinaram, dando origem a moléculas orgânicas. Para tal, descargas elétricas provenientes das grandes tempestades, além da grande incidência de raios ultravioleta, forneceram energia suficiente para a ocorrência das reações químicas entre as substâncias presentes.