Respostas
Resposta:
A pandemia gerou uma crise económica sem precedentes num curto espaço de tempo. Os impactos de longo prazo vão depender de quão rapidamente o novo coronavírus vai ser vencido.
Parece que foi ontem que economistas, políticos, jornalistas e analistas classificavam temas como o 'Brexit' ou o conflito comercial entre os Estados Unidos da América e a China como potencialmente letais para a economia mundial. Entretanto, tais preocupações perderam sentido face à situação atual.
Quando as autoridades de saúde da cidade chinesa de Wuhan notificaram um conjunto de casos de pneumonia de causa desconhecida a 31 de dezembro do ano passado, teria sido necessário um grau sobrenatural de previsão económica para imaginar a chacina que essa "causa desconhecida" infligiria à economia global.
Acontecimentos que seriam considerados impossíveis há pouco mais de algumas semanas tornaram-se realidade. Tudo por causa da pandemia da Covid-19
As bolsas mundiais caíram cerca de 30% desde o início do ano na maioria dos países mais ricos do mundo. O número de americanos que pediram subsídio de desemprego pela primeira vez subiu para quase sete milhões, um recorde por duas semanas consecutivas.