No conto "O dedo", a narradora afirma ter duas faces, ou seja, uma personalidade dupla, dividida. a) Consulte os parágrafos 2 a 5 do texto e encontre três características contrastantes das duas faces. b) Na sua opinião, o ato de enterrar o dedo na areia é característico de qual das duas faces da narradora?
Respostas
Resposta:
Explicação:
a) primeira face: desespero
segunda face: raivosa
b) Na MINHA opinião, essa é uma característica da primeira face.
Espero ter ajudado oωo
Resposta:
a) Os alunos poderão utilizar palavras do texto, ou outras que pertençam ao mesmo campo semântico. Resposta possível: apaixonada, fria (gelada); veemente, calma; exagerada, possessa, lúcida, calculista, implacável; sonhadora, lógica.
b) As duas alternativas são defensáveis. A iniciativa da narradora pode ser vista como um ato piedoso e emocional, bastando para isso lembrar que a personagem fez uma cruz sobre o “túmulo” do dedo, imitando o ritual do sepultamento cristão; por outro lado, o sepultamento do dedo pode significar um abandono ao conformismo, uma desistência de compromisso com a verdade e uma fuga à obrigação de denunciar às autoridades um achado tão grave. Chame a atenção para a complexidade da questão.
Explicação: