• Matéria: Filosofia
  • Autor: gustavohenrique614
  • Perguntado 6 anos atrás

o que é mitologia? Como podemos compreender o mito antigo e como podemos compreende-lo hoje? Qual o papel do herói na mitologia grega e sua importância hoje?

texto
FILOSOFIA: TEXTO 1 – REFERENTE A SEMANA COMPREENDIDA ENTRE 06/04 À 09/04/20
MITOLOGIA – BREVE HISTÓRICO
Mito procede do grego mythos que é uma palavra ligada ao verbo mythevo, que significa “Crio uma história imaginária”. Mito, então, é uma criação imaginária que se refere a uma crença, a uma tradição ou a um acontecimento.
A mitologia está ligada à religião na medida em que também narra as ações dos deuses cultuados pelos gregos antigos. Cada cidade da Grécia tinha seus deuses “deuses preferidos”, aos quais dedicavam seus templos. Havia até mesmo deuses de uma única cidade, desconhecidos em outras. Isso porque as cidades gregas eram autônomas e a cultura grega era ampla e aberta.
Assim a mitologia não é uma religião sistemática e institucionalizada, mas uma espécie de religiosidade aberta e mutante.
- SÉC. VIII a.C. As narrativas mitológicas: 1° autor Homero – Escrito 1 - Iliada – trata da guerra dos gregos contra Tróia. Escrito 2 - Odisseia – trata sobre a volta do guerreiro (Ulisses a terra de Itáca). 2° autor Hesíodo – Escrito 1 – Teogonia – é uma narrativa sobre a Origem dos deuses e do Universo. Escrito 2 – Os trabalhos e os dias. Narra à criação dos seres humanos.
CARACTERÍSTICAS DO MITO E SUA ATUALIDADE
MITO – é uma forma de explicação da realidade e que utiliza narrativas imaginárias, em geral transmitidas oralmente.
ATUALIDADE – continuamos a reproduzir, a criar as histórias conforme nossa cultura e nossas crenças. E para isso nos inspiramos por necessidade em alguém ou em algo (figura ou objeto), para nos motivar a realizar algo.
EX.: Artista... Jogador.... Idolos que criamos e que atribuímos uma capacidade especial.
MITO E FILOSOFIA
Se o mito era uma narrativa fictícia, uma história imaginada para explicar o mundo, a filosofia pretendia ser um pensamento NÃO fantasioso, baseado no raciocínio, no exame consciente das coisas, buscando uma explicação racional e não sobrenatural.
A filosofia (senso critico), contudo, não substitui a mitologia (senso comum). Ambas continuaram convivendo.

Respostas

respondido por: julioiza100
8

Resposta:

Ao escutarmos a palavra "mitologia", quase automaticamente a associamos à palavra "grega". De fato, a mitologia grega ganhou destaque sobre a mitologia de vários outros povos pela própria influência que a civilização e o pensamento grego exerceram sobre o mundo, em particular sobre o Ocidente. Para se ter uma ideia dessa influência, basta lembrar que a filosofia e a matemática, por exemplo, são "invenções" gregas. Da mesma maneira, a maioria das palavras que dão nome às ciências têm origem grega: física, geografia, biologia, zoologia, história, etc. Também vêm do grego as palavras que designam os relacionamentos dos seres humanos entre si e em sociedade. É o caso de palavras essenciais, como ética, política e democracia.

Perguntas similares