Leia atentamente o trecho abaixo:
“A comunicação pública na antiguidade era feita pela forma oral. A expressão oral era a forma como contavam-se as histórias, como se narravam batalhas épicas e como o conhecimento era passado às gerações futuras. Mais tarde, a escrita viria a sistematizar esses processos, já que a informação podia finalmente ser registrada sobre um suporte, possivelmente a pedra, a argila úmida, o papiro, o pergaminho e, finalmente o papel. Na antiguidade clássica, algumas comunicações eram feitas em forma de tabuletas, que foram por muito tempo utilizadas com o intuito de emitir uma mensagem pública. (...) Em meados do século XV, Gutenberg criou um sistema de caracteres padronizados individuais fundidos em metal. (...) Assim, linha a linha, página a página, criava-se a prensa tipográfica e a imprensa moderna.”
A respeito das utilizações da tipografia e das evoluções tecnológicas do período de Gutenberg podemos destacar:
I. Com a fotografia, o cinema, o rádio e a televisão, surge uma cultura de massa de fato, com o poder de comunicar algo a grandes e heterogêneos grupos de pessoas.
II. Uma emancipação do conhecimento se avizinha, por conta da transição da Idade Média para o Renascimento, e a igreja católica romana verá crescer dentro de si uma grande dissidência inspirada pelas palavras de Martinho Lutero, idealizador da reforma protestante.
III. A igreja da reforma não via problema algum em lançar mão da impressão com tipos móveis para fazer chegar a mais pessoas as suas ideias.
Está CORRETO o que se afirma em:
a. apenas II
b. I, II
c. II, III
d. I, II, III
e. I e III
Respostas
respondido por:
3
Resposta: d
Explicação l ll lll
respondido por:
0
Resposta:
Resposta correta II e III
Explicação:
Além da fotografia, cinema, rádio e televisão temos ainda as evoluções tecnológicas presentes na época (oriundas da Revolução Industrial).
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás