• Matéria: História
  • Autor: lilinhacom2009
  • Perguntado 6 anos atrás

ME AJUDEM POR FAVOR

1) Considere os trechos I e II:

I. “Segundo Márcia Sant’Anna, diretora do Departamento do Patrimônio Imaterial do IPHAN, ‘o registro do samba de terreiro, do partido alto e do samba-enredo no Rio de Janeiro se insere num projeto, de âmbito nacional, de reconhecimento e valorização das formas de samba que constituem referências culturais fundamentais da população brasileira’. Esse trabalho teve início com o registro do Samba de Roda do Recôncavo baiano, em 2004, e deverá abranger ainda o samba de coco nordestino, o tambor de crioula do Maranhão, o samba rural paulista e outras formas tradicionais dessa forma de expressão tão brasileira. ”

II. “Constituem patrimônio cultural brasileiro os bens de natureza material e imaterial, [...] portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira [...]”.

Desde a instituição oficial das políticas brasileiras de preservação do patrimônio, na década de 1930, até os recentes debates sobre a proteção de formas de expressão da cultura (o chamado patrimônio imaterial), o foco central das discussões tem sido a questão da memória e das identidades nacionais. Porém, nesses dois momentos históricos, as formas de apoio oficial a manifestações artístico-culturais, como o samba, refletem duas posturas distintas.
A partir dos trechos (I e II) e das informações acima, responda as questões:


a) A que grupos formadores da sociedade brasileira está associada a política do IPHAN, indicada na notícia?


b) Quais aspectos culturais materiais e imateriais da sua região tem influência afro-brasileira?

2) Qual era a proposta do grupo Teatro Experimental do Negro (1944-1968)?

a) ( )Protestar pela ausência do negro nos palcos brasileiros.
b) ( )Defender a prisão de atores de teatro brancos.
c) ( )Defender a pintura das fachadas de teatro de cor preta.
d) ( )Exigir a expulsão dos brancos do teatro no Brasil.

Respostas

respondido por: VonClemente
53

Resposta:

Eu posso contribuir minimamente com as seguintes respostas:

1) b) Minha cidade é Senhor do Bonfim, BA, então... por exemplo, tem o chamado "samba de lata de tijuaçu" que é uma cidade das redondezas, senão me engano uma região quilombola

2) letra A


BrunoSouza12390: Vlw
brunodragerpawoc2: cade a letra A da 1?????????????
respondido por: arielcrvlh
0

1. a) O texto a seguir foca, principalmente, na população afrobrasileira e de descendência afrobrasileira de diferentes estados e evidencia o importante papel que esses grupos tiveram no patrimônio imaterial do Brasil.  IPHAN quer dizer Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

O trecho descreve, em linhas gerais, como diferentes grupos afrobrasileiros em diversos estados contribuíram para a origem do samba como nós conhecemos e como o samba deve ser reconhecido enquanto arte e um aspecto cultural brasileiro.

b) Em diversos estados brasileiros, podemos citar a grande popularidade das escolas de samba, da capoeira e de religiões afro-brasileiras, como a umbanda e o candomblé.

Todos esses aspectos foram trazidos e/ou popularizados pela comunidade afrobrasileira, e hoje fazem parte do dia-a-dia de muitas pessoas pelo país e são apreciados e praticados por pessoas de todas as etnias.

2. a) (x) Protestar pela ausência do negro nos palcos brasileiros.

Por muitos anos, o teatro no Brasil foi uma atividade quase exclusivamente branca.

O Teatro Experimental do Negro visava a valorização social de pessoas negras, inserindo-as num meio que antes era tão difícil de se ingressar.

Esse grupo tinha como meta essa inserção respeitando as diferenças individuais e culturais de cada ser humano.

Leia mais sobre os aforbrasileiras enquanto grupo formador da identidade nacional aqui: https://brainly.com.br/tarefa/9311303

Você pode ler mais sobre o Teatro Experimental do Negro aqui: https://brainly.com.br/tarefa/12846601

Anexos:
Perguntas similares