Joaquim é um grande profissional, acumulando 15 anos de ótimas experiências em sua área. Ele pretende criar um curso em Montes Claros, Minas Gerais. Para isso, procura pela ajuda de um consultor educacional para saber como proceder. Após toda a consulta, Joaquim indaga ao consultor quais as implicações no curso no que diz respeito às exigências do ensino da temática dos afro-brasileiros e indígenas.

Imagine que você seja o consultor educacional e responda:
Como a temática dos afro-brasileiros e indígenas deve ser inserida no currículo do curso de Joaquim ou de qualquer outro?

Escreva sua resposta no campo abaixo:

Respostas

respondido por: franciswallace
24

Resposta:

PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO

Nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena. O conteúdo programático a que se refere este artigo incluirá diversos aspectos da história e da cultura que caracterizam a formação da população brasileira, a partir desses dois grupos étnicos, tais como o estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros e dos povos indígenas no Brasil, a cultura negra e indígena brasileira e o negro e o índio na formação da sociedade nacional, resgatando as suas contribuições nas áreas social, econômica e política, pertinentes à história do Brasil.

respondido por: dessamj
4

Resposta:

Ele vai criar um curso, ok. Mas que tipo de curso? Porque a temática não procede a cursos profissionalizantes, o que me parece ser o caso, pois fala que ele é um grande profissional.

Já para educação, seja pública ou privada, fundamental, médio ou superior, aí sim. Torna-se obrigatório o estudo histórico dos povos africanos, afro-brasileiros e indígenas, demonstrando toda a sua importância na construção da sociedade Brasileira.

Perguntas similares