Após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), o capitalismo passou por trinta anos de contínuo crescimento econômico e pleno emprego, sobretudo nos países desenvolvidos. Esse período de pujança econômica foi estancado pela crise do Petróleo na década de 1970, o que acabou gerando o esfacelamento do modelo proposto por Keynes.
A doutrina econômica capitalista de resposta à Crise do Petróleo ficou conhecida como:
A- intervenção reguladora do Estado na economia.
B- liberalismo clássico.
C- taylorismo.
D- fordismo.
E- neoliberalismo.
Respostas
Resposta:
E - NeoLiberalismo
Explicação:
Os Estados Unidos acabará de sair da Crise do Petróleo, com altos gastos devido à Guerra do Vietnã e a população norte-americana percebeu um certo declínio econômico no país. Ronald Reagan aproveitou o contexto para ligar sua imagem à recuperação da confiança do povo norte-americano.
O presidente sofreu uma tentativa de assassinato que aumentou ainda mais a sua popularidade, suficiente o bastante para que o Senado aprovasse um grande corte de orçamento do governo dos Estados Unidos.
De certa maneira ele conseguiu recuperar a economia dos Estados Unidos. Em contrapartida, viu o país se afundar em uma crise social com altos índices de criminalidade, consumo de drogas e de Aids.
Reagan desenvolveu uma política externa agressiva e a Guerra Fria voltou a se intensificar. O governo dos EUA instalou novos mísseis nucleares na Europa Ocidental, e Reagan foi a imprensa comentar sobre a URSS. Em seguida, deu início ao caríssimo projeto Guerra nas Estrelas, a construção de um escudo espacial de mísseis e canhões laser que tornaria os Estados Unidos o único país do mundo protegido de ataques atômicos.
Na verdade, seu plano era incentivar a URSS a investir pesado na corrida armamentista até que não suportasse os gastos e começasse a quebrar. Realmente, cinco anos depois do início do mandato de Reagan, Gorbatchev assumiu o comando dos soviéticos e apelou para que os norte-americanos assinassem tratados para controle das armas.
O governo de Ronald Reagan apoiou ditaduras com interesses neoliberais em países como o Chile e a Nicarágua. Fez um bloqueio econômico à Cuba e chegou a apoiar o governo da África do Sul.
Reagan acreditava firmemente no vale-tudo do mercado capitalista, e tal como Margaret Thatcher, foi pioneiro do neoliberalismo: diminuiu impostos dos mais ricos, cortou gastos governamentais em saúde, educação e assistência social. Para estimular a indústria privada, o governou começou a fazer gigantescas encomendas à indústria de armamentos.